Rafael Pernão, ex-promessa do Flu, relembra passagens por Chelsea, Tottenham e Manchester City: da base à Segundona do RJ

rafael-pernao2C-ex-promessa-do-flu2C-relembra-passagens-por-chelsea2C-tottenham-e-manchester-city3A-da-base-a-segundona-do-rj

Alvo de Tottenham, Chelsea e Manchester City na base, Rafael Pernão lembra início badalado no Fluminense

Meia já treinou nos três gigantes ingleses em 2009 e dividiu corredores com Carlo Ancelotti, mas recusou a Premier League para ficar no Flu; Pernão vai defender o Resende na Segundona do RJ

Longe dos holofotes do futebol, aos 32 anos, o meia Rafael Pernão, do Resende, já teve momentos bastante agitados na carreira. Em especial, o começo, na base do Fluminense, quando entrou no radar de gigantes ingleses e passou por treinamentos no Chelsea, no Tottenham e no Manchester City.

Considerado uma das grandes promessas de Xerém em 2008, Rafael Pernão foi campeão do Mundial de Clubes sub-15 pelo Fluminense, em um torneio realizado na Inglaterra. E a joia do Flu chamou a atenção dos ingleses durante a competição. Assim, Pernão foi convidado a retornar no ano seguinte, quando completou 16 anos, para treinar nos três gigantes ingleses.

Rafael passou pelos clubes em um período de pausa na Premier League, mas conseguiu dividir corredores com alguns astros da época. No City, esteve mais próximo de Robinho e conheceu Adebayor e Kompany. Nos ‘Blues’, treinou com os profissionais, comandados por Carlo Ancelotti, onde esteve ao lado de Alex, Obi Mikel, Joe Cole, Belletti, entre muitos outros.

A última parada foi no Tottenham, o clube que mais se prontificou a contratar o jogador e que fez uma proposta pelo quando ele voltou ao Brasil. Na época, Pernão aspirava fazer parte do elenco principal do Fluminense e acabou recusando a proposta do Tottenham em busca de fazer história no tricolor.

A decisão foi tomada, mas as coisas não aconteceram como esperado. Rafael Pernão nunca chegou a estrear pelo profissional do Fluminense. O mais perto que chegou foi quando foi relacionado para um duelo contra o Goiás, mas Pernão não foi utilizado. Nesse período, o Fluminense negociou com um certo luso-brasileiro chamado Deco.

Para contar com o astro, o Fluminense precisou negociar fatias dos direitos de atletas da base. Os escolhidos foram Wallace, Ronan e Rafael Pernão. Com isso, o Chelsea passou a ter direito a 50% dos direitos econômicos do meia. Sem oportunidades no Flu, Pernão foi negociado em definitivo com o Internacional, mas nunca chegou a disputar uma partida oficial pelo tricolor.

Pelo Inter, Pernão teve mais oportunidade e passou dois anos jogando ao lado de nomes como D’Alessandro, Forlan, Tinga, Damião e Dagoberto. Mas, após o fim do contrato, o vínculo não foi renovado e Pernão nunca mais se estabeleceu em um clube da elite nacional.

Tombense, Madureira, Cabofriense, Vitória-ES, Brasil de Pelotas e Volta Redonda foram alguns dos paradeiros. No último, teve passagem importante, na conquista do título da Série D do Brasileirão de 2016. Foi dele também o gol da última vitória do Volta Redonda sobre o Flamengo até hoje.

Em 2025, o jogador fez boa campanha pelo Sampaio Corrêa-RJ, que terminou com o título da Taça Rio e a classificação para a Série D do Brasileirão de 2026. Agora, o meia vai defender o Resende na Série A2 do Campeonato Carioca, a Segundona do Rio. O Gigante do Vale é o 16º clube na carreira do meia.

O Resende, de Rafael Pernão, estreia na Série A2 do Campeonato Carioca no dia 17 de maio, contra o Audax, fora de casa, às 15h.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp