Desaparecido desde junho de 2022, o baiano Marisvaldo dos Santos Silva, de 32 anos, foi encontrado na Costa Rica, a mais de 5.600 quilômetros de distância de sua casa. Ele saiu para pedalar em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, e nunca mais retornou. Segundo a mãe, Maria dos Santos, o filho tem esquizofrenia e estava sem tomar a medicação na época em que desapareceu.
Após sua saída, a família passou dias sem notícias e começou uma busca incansável. “Eu fui no DHPP, fiz ofício do DNA, fui na televisão procurar, fiz tudo, mas sem sucesso”, contou Maria. Apesar dos esforços, ninguém imaginava que Marisvaldo pudesse ter atravessado fronteiras apenas com uma bicicleta.
Agora, com a confirmação de que ele está vivo, a família comemora. “Só de saber que ele está vivo e vai voltar, eu estou feliz”, disse a mãe emocionada.
Marisvaldo será deportado e deve desembarcar no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, neste fim de semana. A família, no entanto, precisa de ajuda financeira para buscá-lo e trazê-lo de volta à Bahia.
Essa não é a primeira vez que ele desaparece. Em 2020, durante a pandemia, Marisvaldo também saiu de casa de bicicleta e foi encontrado dias depois no Espírito Santo. Acredita-se que, por estar sem a medicação, ele tenha mais uma vez perdido o rumo.