Cratera gigante, deslizamento e desabrigados: veja o rastro de destruição DE temporal no litoral de SP; VÍDEO
Fortes chuvas atingiram cidades da Baixada Santista. Em Guarujá, acumulado de seis horas ultrapassou total esperado para o mês.
Cratera gigante, deslizamento e desabrigados: veja o rastro de destruição DE temporal
As fortes chuvas que atingiram a Baixada Santista, no litoral de São Paulo, neste sábado (19) causaram estragos nas cidades da região, principalmente em Guarujá, onde famílias ficaram desalojadas. Segundo a Defesa Civil Estadual, o acumulado de chuva em seis horas foi de 191 mm, ultrapassando o total esperado para o mês no município (190,7mm).
Conforme apurado pelo DE, houve pontos de alagamentos em diversas cidades. Em Santos, choveu até dentro de um shopping enquanto em São Vicente uma cratera gigante se abriu após o asfalto de uma rua ceder (assista no vídeo acima).
A Defesa Civil do Estado de São Paulo enviou um alerta para os celulares dos moradores de Santos e Guarujá, informando sobre a chuva forte. Os comunicados são transmitidos por meio de mensagens escritas ou avisos sonoros no celular, independentemente de o aparelho estar conectado à internet ou em modo silencioso.
De acordo com a Defesa Civil Estadual, Guarujá registrou deslizamento de terra no Morro do Bil e 17 pessoas foram evacuadas das residências e encaminhadas para um abrigo municipal montado na escola municipal Sérgio Pereira Rodrigues, localizada no Balneário Cidade Atlântica. O órgão ainda fez a sirene de emergência ser acionada próximo ao Morro da Barreira do João Guarda, onde morreram 34 pessoas em março de 2020.
A Defesa Civil Estadual informou ainda que o asfalto cedeu no cruzamento entre a Avenida Marechal Deodoro e a Rua Pero Lopes de Souza, em São Vicente. De acordo com o órgão, não houve registro de vítimas, mas a ocorrência colocou em risco a estrutura de um edifício ao lado. Apesar disso, equipes técnicas avaliaram o local e constataram que não seria necessária a evacuação do prédio.
Vídeos obtidos pelo DE mostram que diversos trechos de Santos ficaram alagados, incluindo a avenida da praia. Na cidade, até quem estava abrigado em um shopping sofreu os impactos do temporal. Isso porque a água invadiu o Praiamar Shopping, no bairro Aparecida, após uma infiltração na cúpula, que causou um vazamento.
A Defesa Civil informou que Santos esteve entre os municípios que registraram maior acumulado do estado em um período de 24 horas. Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), foram 126 mm até 6h27 deste domingo (20).
No entanto, as prefeituras de Bertioga, Cubatão, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande e Santos não se manifestaram até a publicação desta matéria.