Oscar Piastri vence na Arábia Saudita e assume liderança da F1; Bortoleto é 18º

piastri-norris

Oscar Piastri é o novo líder do Mundial de Fórmula 1 de 2025. O australiano da McLaren venceu o Grande Prêmio da Arábia Saudita neste domingo, 20, e assumiu a ponta da tabela, ultrapassando seu companheiro de equipe, Lando Norris. Esta foi a terceira vitória de Piastri na temporada, que já havia subido ao lugar mais alto do pódio nos GPs da China e do Bahrein.

A corrida em Jeddah teve disputas intensas. Largando da segunda posição, Piastri manteve bom ritmo e soube aproveitar uma punição de cinco segundos imposta ao pole position Max Verstappen, da Red Bull, para garantir a vitória. O holandês, tetracampeão mundial, terminou em segundo lugar. O pódio foi completado por Charles Leclerc, que garantiu o primeiro top 3 da Ferrari na temporada.

Com o resultado, Piastri alcança 99 pontos na classificação geral, dez a mais que Norris, que finalizou a prova na quarta posição após largar em décimo — consequência de uma batida na classificação de sábado.

O brasileiro Gabriel Bortoleto, estreante da equipe Sauber, teve uma corrida discreta. Ele largou em 20º com pneus médios e aproveitou o safety car logo na primeira volta para trocar para compostos duros, com os quais completou mais de 40 voltas. Durante a prova, chegou a ser advertido por um toque com Fernando Alonso quando ocupava a 15ª colocação. Ao final, cruzou a linha de chegada em 18º. Seu companheiro de equipe, Nico Hulkenberg, ficou em 15º.

A próxima etapa da temporada será o Grande Prêmio de Miami, nos Estados Unidos, marcado para o dia 4 de maio. A corrida será a sexta do calendário e a primeira das três que acontecem em solo americano em 2025.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp