Silveira encontrou executivos da Huawei na China e discutiu novas tecnologias. Segundo Ministério de Minas e Energia, ainda neste ano deve ocorrer o primeiro leilão de baterias no Brasil. Em viagem à China, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, se reuniu neste domingo (20) com executivos da Huawei para, segundo a pasta, discutir o uso de tecnologias de armazenamento de energia, especialmente baterias, no setor energético do Brasil.
Entre os executivos estavam o diretor-presidente da Digital Power, Hou Jinlong, e a chefe do setor de Petróleo e Gás da Huawei Enterprise BG, B.A. Li Yangming, que apresentaram a Silveira também carregadores ultrarrápidos para veículos elétricos e sistemas fotovoltaicos inteligentes. “Durante a reunião […] foram discutidas soluções tecnológicas de última geração, como os sistemas de armazenamento de energia por baterias (BESS, na sigla em inglês)”, disse o MME em nota.
Silveira afirmou que o ministério quer “impulsionar parcerias que ajudem a tornar o sistema elétrico brasileiro mais moderno, limpo e eficiente, com destaque para o papel das baterias na estabilidade e confiabilidade da nossa matriz”. Segundo o MME, ainda neste ano deve ocorrer o primeiro leilão de baterias no Brasil. “A iniciativa deverá estimular a adoção em larga escala de sistemas de armazenamento, garantindo maior flexibilidade e segurança ao sistema elétrico, especialmente em momentos de pico de demanda ou instabilidade climática”, disse o Ministério.
Ainda de acordo com a pasta, a agenda de Silveira na China tem como objetivo identificar tecnologias com potencial de aplicação no contexto brasileiro, com foco em acelerar a transição energética. A visita do ministro também faz parte da preparação para a viagem que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fará ao país asiático em maio. Especialista comenta proposta da Aneel para ampliar acesso a dados de consumo | Money News Especialista comenta proposta da Aneel para ampliar acesso a dados de consumo | Money News.