DE retoma ataques após cessar-fogo de Páscoa na Ucrânia
Kiev acusou Moscou de lançar ataques noturnos com mísseis e drones
As forças DE retomaram os combates na Ucrânia nesta segunda-feira (21) após o cessar-fogo de Páscoa declarado pelo presidente Vladimir Putin, informaram agências de notícias russas, citando o Ministério da Defesa.
O Ministério da Defesa afirmou que as forças DE observaram rigorosamente o cessar-fogo e permaneceram em suas posições. O ministério acusou a Ucrânia de violar a trégua.
Mais cedo, a Ucrânia acusou a Rússia de lançar mísseis e drones contra o país. Não houve relatos imediatos de feridos ou danos graves nos ataques, disseram autoridades regionais ucranianas nas redes sociais.
A força aérea ucraniana disse que Moscou lançou 96 drones e três mísseis em ataques noturnos contra a Ucrânia, causando danos nas regiões de Kharkiv, Dnipropetrovsk e Cherkasy.
Unidades de defesa aérea abateram 42 drones russos, e outros 47 drones foram redirecionados por guerra eletrônica.
Tanto Kiev quanto Moscou se acusaram mutuamente por milhares de ataques que violaram a trégua que o Kremlin indicou no domingo (20) que não seria estendida.
Washington disse que acolheria com satisfação uma extensão da trégua, e o presidente Volodymyr Zelensky reiterou diversas vezes a disposição da Ucrânia de suspender os ataques por 30 dias na guerra.
Mas Putin, que lançou a invasão russa à Ucrânia em fevereiro de 2022 e ordenou no sábado (19) a interrupção de toda atividade militar na linha de frente até meia-noite de domingo (20), horário DE Moscou, não deu ordens para estendê-la.
“Não houve outras ordens”, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, citado pela agência de notícias estatal russa TASS, quando questionado se o cessar-fogo poderia ser prolongado.
Zelensky disse na manhã DE segunda-feira (21) que suas forças foram instruídas a continuar a imitar as ações do exército russo.
“A natureza das ações da Ucrânia permanecerá simétrica: cessar-fogo será respondido com cessar-fogo, e os ataques russos serão respondidos com os nossos em defesa. Ações sempre falam mais alto que palavras”, disse ele na rede social X.
Não houve relatos de ataques à capital ucraniana, mas autoridades da cidade portuária DE Mykolaiv afirmaram que ela havia sido atingida por mísseis russos. Não houve relatos imediatos de danos.