Fiéis que se encontraram com o Papa Francisco relembram momentos com o pontífice. Francisco visitou o Brasil em duas oportunidades, sendo uma como Papa e outra quando ainda era cardeal. O Santuário de Aparecida, localizado no estado de São Paulo, também faz homenagens ao Papa Francisco. A morte do Papa Francisco na madrugada desta segunda-feira (21) é assunto em todo o mundo. Na região do Vale do Paraíba, fiéis que se encontraram com o pontífice relembraram os momentos com Francisco.
Papa Francisco visitou o Brasil duas vezes, sendo uma delas em 2007, quando ainda era cardeal, e outra em 2013, já como Papa. A segunda visita ao país foi a mais marcante, já que era a primeira viagem internacional após ter sido eleito Papa. Ele saiu do Rio de Janeiro, onde participou da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), fez uma escala em São José dos Campos e seguiu de helicóptero para Aparecida. Depois de rezar uma missa na Basílica, Francisco seguiu para o Seminário Bom Jesus, também em Aparecida, onde descansou e almoçou antes de retornar ao Rio de Janeiro. A visita foi breve, mas ainda assim marcante para quem presenciou e ainda mais especial para os poucos que tiveram a chance de ter contato com o Papa.
“Ele pegou na nossa mão e perguntou do nosso nome. Ele deu um sorriso muito lindo e me disse que eu era bendita entre as mulheres”, contou Jaqueline da Silva Ribeiro Cunha, confeiteira que participou da missa na Basílica. Jaqueline participou da celebração com o marido, Jeferson da Silva Cunha, que também teve contato com o Papa. No Seminário Bom Jesus, o pontífice também conversou com fiéis. “Eu tirei uma bandana do paletó e entreguei pro Papa. Ele ficou muito animado. Expliquei que eram de jovens que iam comigo para o Rio de Janeiro (para a Jornada Mundial da Juventude). Ele perguntou se poderia usar e colocou aquela bandana. O que deveria ser um momento formal de beijar as mãos virou um abraço e um momento muito especial que marcaram a vida”, relembrou Luiz Fernando Miguel, que conversou com Francisco no Seminário Bom Jesus.
Francisco não teve contato com moradores da região somente quando visitou o Brasil. No início do ano, Raphael Felipe, padre pároco da Paróquia Puríssimo Coração de Maria, de Guaratinguetá, viajou ao Vaticano e teve a oportunidade de conversar com o pontífice. “Ele veio até mim e eu disse que era de Guaratinguetá, a terra do primeiro santo brasileiro. Ele deu um sorriso ainda mais largo. Entreguei a relíquia de Frei Galvão pra ele”, contou o padre. A presença do Papa Francisco no Brasil e em eventos da Igreja Católica sempre foi marcada por gestos de proximidade e carinho com os fiéis, deixando memórias especiais para todos que tiveram a oportunidade de encontrá-lo.