A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) lamentou a morte do Papa Francisco e definiu uma homenagem especial a ser realizada em jogos organizados pela entidade. O Papa faleceu nesta segunda-feira (21) em Roma, na Itália. Em virtude desse triste acontecimento, a CBF decretou um luto de sete dias e determinou um minuto de silêncio em todas as partidas.
Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, expressou seu pesar pela perda do Pontífice e relembrou o encontro que teve com o argentino. Segundo ele, o Papa Francisco foi um grande defensor da paz mundial e possuía um olhar especial para o esporte. Acreditava que o esporte tinha o poder de transformação e de incentivar uma cultura de paz na sociedade.
O Papa foi um importante apoiador da luta contra o racismo no futebol, assim como de iniciativas para a inclusão de todas as pessoas, independentemente de suas condições. Ednaldo teve a oportunidade de se encontrar com o Papa Francisco em setembro de 2022, durante a Cúpula Internacional do Esporte realizada no Vaticano. Na ocasião, o presidente da CBF presenteou o Pontífice com duas camisas da Seleção.
Durante este encontro, o clima de respeito e admiração mútua foi evidente, consolidando a relação da CBF com o Papa Francisco. A troca de ideias e o compartilhamento de valores relacionados ao esporte e à inclusão marcaram esse momento. Como parte da homenagem planejada pela CBF, os jogos organizados pela entidade contarão com um minuto de silêncio em memória do Papa.
A atuação do Papa Francisco como um líder global e defensor de causas importantes para a sociedade foi evidenciada também através de seu apoio ao esporte. Sua visão sobre o potencial transformador do esporte e sua capacidade de unir pessoas de diferentes origens e condições serve de inspiração para a continuidade dessas ações. A CBF reafirma seu compromisso com os valores de paz, inclusão e respeito, buscando seguir o exemplo deixado pelo Papa Francisco.