A Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) anunciou a reabertura do vestibular exclusivo para pessoas trans em 42 cursos de graduação. O Processo Seletivo Especial (PSE) Transgênero 2025 tem como objetivo proporcionar acesso ao ensino superior para pessoas transgêneros, transexuais e travestis. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia cinco de maio por meio do Sistema Integrado de Gestão e Atividades Acadêmicas (SIGAA).
De acordo com o edital divulgado pela UFRA, são ofertadas 46 vagas distribuídas nos diversos campi da instituição, como Belém, Capanema, Capitão Poço, Paragominas, Parauapebas e Tomé-Açú. Para concorrer, é necessário que as pessoas trans tenham realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre os anos de 2020 e 2024, obtendo pontuação mínima de 450 pontos e sem nota zero na redação.
Os documentos necessários para a inscrição devem estar em um único arquivo em formato PDF e incluem a autodeclaração de pessoa trans, documento de identidade com nome social ou certidão de inteiro teor com retificação de pronome/gênero, e protocolo de solicitação de retificação contendo dados que confirmem a identidade trans. A entrega completa da documentação deve ser realizada até seis meses após o início das aulas na universidade.
A política de cotas da UFRA destinou 2% das vagas totais para o público trans, seguindo recomendação do Ministério Público do Pará (MPPA). A criação do PSE Transgênero teve a participação de um grupo de trabalho com 12 membros, incluindo docentes, técnicos, discentes e pessoas trans. A resolução aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) em dezembro de 2024 formalizou a implementação do processo seletivo específico.
O cronograma do PSE Transgênero 2025 prevê diversas etapas, como a publicação do edital em março, período de inscrições de março a maio, homologação das inscrições em maio, divulgação do resultado em junho, e início das aulas a partir de junho. Alguns cursos, como Enfermagem em Parauapebas e Letras em Tomé-Açu, terão início no segundo semestre.
Aqueles interessados podem acessar o canal de notícias de Pará no DE através do WhatsApp. A página disponibiliza vídeos com as principais informações do estado, mantendo o público atualizado sobre os acontecimentos locais. Para mais notícias do estado, fique atento ao DE.