Morte de turista de 13 anos por afogamento no litoral de SP durante feriado de Páscoa: Baixada Santista registra 7 óbitos.

morte-de-turista-de-13-anos-por-afogamento-no-litoral-de-sp-durante-feriado-de-pascoa3A-baixada-santista-registra-7-obitos.0A0A

Turista de 13 anos morre afogado após entrar no mar com o irmão no litoral de SP;

Baixada Santista registrou sete mortes por afogamento no feriado de Páscoa. Adolescente era morador da capital paulista e desapareceu após entrar no mar com o irmão, de 16 anos, na praia do bairro Aviação, em Praia Grande (SP).

1 de 1 Corpo do adolescente foi encontrado na noite de segunda-feira (21), em Praia Grande (SP) — Foto: Redes sociais

Corpo do adolescente foi encontrado na noite de segunda-feira (21), em Praia Grande (SP) — Foto: Redes sociais

Um adolescente, de 13 anos, foi encontrado morto após desaparecer no mar de Praia Grande, no litoral de São Paulo. De acordo com o Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), o jovem era morador da capita paulista. Além dele, outras quatro pessoas morreram afogadas na cidade durante o feriado emendado de Sexta-feira Santa e Tiradentes (veja detalhes abaixo).

Segundo apurado pelo DE, o menino desapareceu no domingo de Páscoa (20), após entrar no mar com o irmão, de 16 anos, na praia do bairro Aviação. O irmão contou para corporação que eles estavam com a água na altura do pescoço, quando a vítima começou a se afogar, afundou e desapareceu.

De acordo com o GBMar, equipes foram acionadas para a ocorrência e até o helicóptero Águia, que estava em patrulhamento preventivo na região, trabalhou nas buscas. Apesar disso, os profissionais no helicóptero não avistaram nenhum afogamento, apenas banhistas acenando e apontando para o ponto em que o adolescente havia sumido. Desta forma, também foram mobilizados outros guarda-vidas, com moto aquática e outra unidade de resgate de salvamento aquático.

O menino não foi encontrado e as buscas continuaram durante a segunda-feira (21), com quatro bombeiros e três embarcações. O corpo do jovem foi localizado por volta das 20h, na faixa de areia. A identidade dele não foi divulgada.

MORTES NA REGIÃO

De acordo com o GBMar, a Baixada Santista registrou sete mortes por afogamento entre sexta (18) e segunda-feira (21), período que emendou os feriados nacionais de Sexta-feira Santa e Tiradentes. Com cinco mortes, Praia Grande foi a cidade com maior número de registros: o adolescente, o casal de turistas Priscila Aparecida Vieira Alves e Robson Alves de Jesus e outras duas pessoas. O GBMar não informou detalhes das duas últimas duas mortes.

Em Guarujá, um morador de Socorro (SP), de 40 anos, que se afogou na praia da Enseada, no Canto das Tortugas, no domingo (20). Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu.

Já em Itanhaém, na tarde de sábado (19), três vítimas que estavam se banhando em uma área esguarnecida e sem sinalização foram arrastadas pela forte correnteza na Ilha das Gaivotas. Os guarda-vidas temporários adentraram no mar e, com o apoio da equipe da moto aquática, conseguiram retirar duas vítimas sem sinais de afogamento. Uma terceira vítima desapareceu nas águas e foi resgatada em alto grau de afogamento. Um homem de 40 anos, morador de Itanhaém, recebeu os primeiros socorros no local. Após estabilização, ele foi levado para Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Itanhaém, onde morreu.

OUTRO CASO: BANHISTA RESGATADA EM ‘CESTO’ DE HELICÓPTERO

Também no domingo (20), duas pessoas foram resgatadas em processo de afogamento em Praia Grande. Imagens, obtidas pelo DE, mostram uma das vítimas sendo retirada do mar com auxílio de um puçá, uma espécie de cesto fixado em um helicóptero.

De acordo com o GBMar, os guarda-vidas foram lançados da aeronave para resgatarem as vítimas. Um homem, ainda não identificado, estava sem grau de afogamento e foi levado para a faixa de areia por um dos agentes. Uma mulher, também não identificada, foi encontrada em grau 4 de afogamento, que ocorre quando a vítima apresenta ausência de pulso radial e muita espuma na boca ou nariz. Como é possível ver no vídeo acima, ela foi retirada das águas com o auxílio do puçá. Ainda segundo a corporação, a vítima foi levada à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Samambaia, onde permaneceu aos cuidados da equipe médica.

VÍDEOS: DE EM 1 MINUTO SANTOS

50 vídeos.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp