Pesquisa: Bolsonaro lidera, Lula fica atrás em eventual 2º turno

pesquisa3A-bolsonaro-lidera2C-lula-fica-atras-em-eventual-2o-turno

Pesquisa: Lula ficaria atrás de Bolsonaro, Michelle e Tarcísio em 2º turno

Os cenários de primeiro turno analisados pelo instituto Paraná Pesquisas continuam a seguir a tendência de levantamentos anteriores, com o atual presidente sendo superado numericamente apenas por Jair Bolsonaro. Um estudo conduzido pela Paraná Pesquisas e divulgado recentemente aponta que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ficaria atrás do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e do atual governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), em um possível segundo turno de uma eleição presidencial.

A pesquisa entrevistou 2020 eleitores em 160 municípios, no período de 16 a 19 de abril, com uma margem de erro de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos e um nível de confiança de 95%.

VEJA OS POSSÍVEIS CENÁRIOS DE UM EVENTUAL SEGUNDO TURNO:

No primeiro cenário de segundo turno, Bolsonaro venceria o pleito com 46% dos votos, enquanto Lula teria 40,4%. Já no segundo cenário de segundo turno, Michelle Bolsonaro venceria a eleição com 45% dos votos, contra 41% de Lula. Em um terceiro cenário de segundo turno, Tarcísio de Freitas derrotaria o petista com 43,4% dos votos, enquanto Lula conquistaria 40,6%.

PROJEÇÕES PARA O 1° TURNO:

No que se refere ao primeiro turno, a pesquisa de abril aponta que, em um cenário hipotético, Jair Bolsonaro ficaria à frente de Lula. O líder da direita teria 38,5% dos votos, enquanto o petista alcançaria 33,3%. Além disso, Ciro Gomes (PDT) aparece com 9,7%, Ronaldo Caiado (União-GO) com 3,5%, Eduardo Leite (PSDB) com 2,9%, Helder Barbalho (MDB) com 1,0%, além de 4,2% dos entrevistados que não souberam opinar e 7,0% que pretendem votar em branco ou nulo.

No entanto, em um levantamento anterior feito em fevereiro, os dois candidatos apareciam tecnicamente empatados, com Bolsonaro obtendo 36,0% e Lula 33,8%. Nesse mesmo cenário, a margem de erro também era de 2,2 pontos percentuais.

É importante ressaltar que no cenário com Lula e Michelle Bolsonaro concorrendo no primeiro turno, o levantamento mais recente mostra que eles estão tecnicamente empatados, enquanto na pesquisa anterior o atual presidente sairia vitorioso. Em fevereiro, Lula registrava 34,1% das intenções de voto, enquanto Michelle Bolsonaro alcançava 27,2%. Esses números indicam um cenário político dinâmico e sujeito a mudanças até as próximas eleições.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp