Suspeito mantendo companheira em cárcere privado denunciado por cinco crimes no Paraná

suspeito-mantendo-companheira-em-carcere-privado-denunciado-por-cinco-crimes-no-parana

Suspeito de manter companheira em cárcere privado é denunciado por cinco crimes no Paraná

Jean Machado Ribas, de 23 anos, foi denunciado por cárcere privado, lesão corporal, dano emocional, ameaças e descumprimento de medidas protetivas de urgência. A vítima foi resgatada junto com o filho de 4 anos após enviar um e-mail com pedido de socorro para a Casa da Mulher Brasileira.

Jean Machado Ribas, de 23 anos, é suspeito de manter a própria esposa em cárcere privado por cinco anos em Itaperuçu — Foto: PCPR

O Ministério Público do Paraná (MP-PR) denunciou Jean Machado Ribas, de 23 anos, por cinco crimes diferentes nesta segunda-feira (21). Ele é suspeito de manter a própria esposa em cárcere privado por cinco anos em Itaperuçu, na Região Metropolitana de Curitiba. Relembre caso abaixo.

Na denúncia, o órgão considerou os crimes de:
– cárcere privado, qualificado por ser a vítima companheira dele;
– lesão corporal, qualificada por configurar situação de violência doméstica e familiar contra a mulher;
– dano emocional à companheira;
– ameaças;
– descumprimento de medidas protetivas de urgência.

No dia 14 de março, a vítima foi resgatada, junto com o filho de 4 anos, pela Polícia Militar (PM-PR), depois de enviar um e-mail com um pedido de socorro para a Casa da Mulher Brasileira.

Jean Machado Ribas está preso desde 16 de abril, quando se entregou à polícia após passar 29 dias foragido.

DE procurou a defesa de Jean, mas não teve resposta até a publicação desta reportagem.

Segundo o Ministério Público do Paraná, antes de a vítima ser resgatada, Jean a agarrou pelo braço com força, o que causou um hematoma. Além disso, fez ameaças de morte à mulher, caso ela contasse a alguém o que estava acontecendo dentro de casa.

Segundo a denúncia, Jean descumpriu a proibição de contato com a vítima, imposta pela medida protetiva de urgência, ao menos cinco vezes. Para isso, ele enviava mensagens por meio de redes sociais para ela.

Vítima contou à polícia que o homem, de 23 anos, a vigiava por meio de uma câmera de segurança que ficava voltada para a porta da residência. A polícia apreendeu as câmeras de monitoramento e está extraindo as imagens para integrar as investigações.

Mulher também pediu socorro por meio de bilhete entregue em posto de combustíveis há 15 dias. A vítima afirmou que não tinha celular e só tinha acesso a um aparelho que era usado em conjunto com o homem. Disse ainda que já foi amarrada e asfixiada pelo homem em diversas ocasiões.

Os familiares sabiam da situação e eram coniventes com as agressões, acobertando o marido. Cerca de 15 dias antes de enviar o e-mail para a Casa da Mulher Brasileira, a mulher havia tentado pedir ajuda deixando um bilhete de socorro em um posto de combustíveis.

Após 29 dias foragido, suspeito de manter a companheira em cárcere por 5 anos é preso no DE. Após 29 dias foragido, suspeito de manter a companheira em cárcere por 5 anos é preso no DE. A prisão aconteceu só na metade de abril, após Jean se entregar para a polícia em Rio Branco do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp