A Polícia Civil da Bahia está investigando as mortes de dois homens que foram eletrocutados ao encostar em uma cerca de arame na zona rural da cidade de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. O trágico incidente ocorreu na última sexta-feira (18) e as vítimas foram identificadas como Carlos Roberto Mendes da Silva, de 39 anos, e Gustavo Oliveira Viana, de 22.
Familiares e amigos das vítimas registraram um boletim de ocorrência na delegacia do município nesta terça-feira (22). De acordo com relatos, a cerca estava conectada a uma fiação de rede elétrica clandestina ou mal feita, que pertencia ao imóvel ao lado da propriedade onde os homens estavam, na região da Pedra Branca.
Carlos Roberto foi a primeira pessoa a receber a descarga elétrica, e Gustavo tentou ajudá-lo ao vê-lo desacordado, mas acabou também sendo eletrocutado. Ambos foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levados para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Vitória da Conquista, porém não resistiram e vieram a óbito. Os corpos foram sepultados no domingo (20).
Um vídeo gravado no dia do incidente mostrou a aparente passagem de energia pela cerca. No dia seguinte, amigos das vítimas retornaram ao local para tentar registrar as instalações elétricas da propriedade, mas descobriram que os fios já haviam sido cortados e retirados pelo dono do terreno.
A Polícia Civil realizou uma perícia no local, porém aguarda o laudo do exame. Mesmo sem os resultados da perícia, a corporação já classificou o ocorrido como um crime e está em busca dos suspeitos já identificados.
Essa não é a primeira vez que acidentes envolvendo eletricidade resultam em mortes na Bahia. É essencial que operações elétricas sejam realizadas por profissionais qualificados e que as instalações estejam de acordo com as normas de segurança para evitar futuras tragédias. A investigação do caso continua e busca esclarecer as circunstâncias que levaram às mortes de Carlos e Gustavo.