O Diário do Estado traz uma curiosidade interessante sobre a visita do Papa Francisco ao Brasil em julho de 2013, durante a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro. Enquanto o Comissariado do Vaticano havia solicitado um veículo de alto padrão para o pontífice circular pelo país, surpreendentemente, Francisco optou por um carro popular. O veículo em questão, um Fiat Idea 1.6 Essence 2012, foi adquirido às pressas de uma locadora de veículos para atender ao pedido do Papa.
Diferentemente do que era esperado, o carro utilizado pelo Papa Francisco em sua passagem pelo Brasil não era blindado. Isso se deu pelo fato de que o próprio pontífice solicitou um modelo simples e com janela ampla para facilitar a interação com as pessoas que o acompanhavam durante o percurso. A decisão de utilizar um veículo popular mostrou a simplicidade e a proximidade que Francisco desejava manter com os fiéis.
Após o uso do Papa, o Fiat Idea 1.6 Essence 2012 foi devolvido à fábrica e está atualmente guardado no Polo Automotivo Stellantis, em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte. Dentro do acervo preservado de 50 veículos do local, o Ideia é conhecido como o ‘Papamóvel’, carregando consigo as marcas do carinho e da admiração do público, através de amassados e arranhões na lataria.
Apesar dos danos visíveis, o carro do Papa ainda está em pleno funcionamento e passa por limpeza periodicamente. Uma curiosidade interessante é a superstição que circunda o veículo, onde se acredita que ninguém sentou no banco traseiro direito, onde o próprio Papa Francisco havia se acomodado durante a sua visita. Essa peculiaridade adiciona um tom de respeito e reverência ao carro que ficou marcado pela simplicidade de um líder religioso mundialmente conhecido. O Diário do Estado nos traz mais detalhes sobre essa história curiosa e inusitada.