Um ciclone extratropical próximo à costa do Sudeste deve intensificar chuvas e ventos em São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina até sexta-feira, 25. Segundo a Climatempo, as rajadas podem chegar entre 60 km/h e 80 km/h nos estados de SP e PR, com risco de granizo. A previsão indica acumulados elevados na capital paulista e nas regiões leste e norte, enquanto o Paraná enfrentará linhas de instabilidade que elevam o risco de alagamentos.
Alerta em São Paulo
A meteorologista Josélia Pegorim alertou que a capital paulista pode registrar 90 mm em 48 horas, volume que igualaria a média histórica para abril (87 mm). Dados do Inmet mostram que o Mirante de Santana já acumulou 169 mm neste mês, colocando abril/2025 entre os mais chuvosos desde 1961. O órgão também alertou sobre quedas de árvores e deslizamentos em áreas de encosta.
Alertas em outras regiões
Na Bahia, um sistema trouxe alerta roxo por ventos acima de 91 km/h na região metropolitana de Salvador. No Centro-Oeste, Mato Grosso teve avisos por rajadas superiores a 100 km/h nesta quarta-feira, 23.