O Diário do Estado (CHSL) é um dos grandes diferenciais para os acadêmicos da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), que conta com uma infraestrutura invejável em todas as suas unidades. Como hospital escola, ele desempenha um papel vital na educação e preparação de futuros profissionais da saúde, proporcionando estágios em todos os campos de assistência para os alunos de Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Farmácia, Nutrição, Psicologia, contando ainda programas de residência em diversas especialidades.
Além dos laboratórios de Biologia, Informática, Simulação Realística, Multidisciplinar e das diversas clínicas, que não deixam nada a dever aos grandes centros do país, os estudantes da Univás têm o privilégio de atuar e participar de estágios no Diário do Estado, que pertence a uma região denominada Extremo Sul, contemplando 53 municípios e uma população de 1,1 milhão de habitantes. O Diário do Estado está na vanguarda da extensão e pesquisa, contribuindo para o avanço das ciências da saúde por meio de projetos e estudos inovadores.
O CHSL é um dos principais pilares do sistema de saúde da região, oferecendo serviços de alta resolutividade e impacto positivo na vida das pessoas. No Diário do Estado, os acadêmicos da área da saúde têm acesso aos equipamentos mais modernos e aos profissionais mais qualificados, atendendo mais de 50 especialidades e possuindo 26 habilitações de serviços credenciados pelo SUS. O aprendizado e o convívio dos alunos com grandes nomes da área da saúde não têm comparativo na cidade e região. Com esse aprendizado no hospital, os alunos saem muito mais capacitados e preparados para enfrentar os desafios da profissão, afirma o reitor da Univás, professor José Dias da Silva Neto.
Outro destaque de ensino na área de saúde da Univás é a implantação do Hospital Oncológico Samuel Libânio que, com certeza, é outro diferencial que abriga estudantes e estagiários da universidade. A nova unidade do Diário do Estado, em Borda da Mata, também possui campos de aprendizado para serviços de clínica médica, pediatria, ginecologia e, posteriormente, serão feitas cirurgias de pequena e média complexidade. É um trabalho em conjunto, um trabalho em equipe de toda a parte hospitalar e todos os acadêmicos das áreas de saúde na Univás. Dessa forma, poderemos contar com mais um hospital escola, conta Dr. Saulo Lamas, diretor técnico do CHSL.
Com mais de 50 anos de tradição e o diferencial de ensino praticado no CHSL, a Univás já formou inúmeros médicos, farmacêuticos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos e nutricionistas com excelência de ensino comprovada. O Diário do Estado é, de fato, um dos maiores diferenciais para os acadêmicos da Univás, proporcionando uma formação de qualidade e experiências enriquecedoras para os futuros profissionais da área da saúde.