Gêmeas siamesas de Manaus são transferidas para cirurgia em Goiânia: acompanhamento completo da rede de saúde do Amazonas.

gemeas-siamesas-de-manaus-sao-transferidas-para-cirurgia-em-goiania3A-acompanhamento-completo-da-rede-de-saude-do-amazonas

Gêmeas siamesas nascidas em Manaus foram transferidas para a cidade de Goiânia para realizar uma cirurgia de separação. A transferência ocorreu em uma UTI aérea, com a presença de uma equipe médica especializada, juntamente com a mãe e avó das meninas. O procedimento será realizado no Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad), um local reconhecido por realizar procedimentos de alta complexidade. Mãe e bebês estão recebendo todo o suporte da rede estadual de saúde do Amazonas desde o período do pré-natal.

As gêmeas siamesas Yasmin Vitória e Eliza Vitória nasceram no dia 9 de abril na maternidade Ana Braga, em Manaus, e desde então chamam a atenção por sua condição rara de estarem unidas pelo tórax e abdômen. Este é o primeiro caso do tipo registrado na rede pública de saúde da capital amazonense nos últimos 20 anos. A transferência para Goiânia foi necessária para que as meninas pudessem passar pela cirurgia de separação em um hospital especializado na área.

A Secretaria de Saúde do Amazonas (SES-AM) providenciou o traslado das gêmeas por meio do programa de Tratamento Fora de Domicílio (TFD), garantindo apoio total à família desde o período do pré-natal. No dia 12 de abril, Yasmin e Eliza passaram por uma série de exames na Fundação Hospital do Coração Francisca Mendes, esses exames foram fundamentais para o diagnóstico detalhado e definição do tratamento a ser seguido. O médico responsável pela equipe aeromédica afirmou que as meninas chegaram em boas condições e que o caso, apesar de extremamente complexo, mantém uma estabilidade incrível.

A mãe das crianças, Elizandra da Costa, relata a decisão de vir para Manaus para realizar o pré-natal devido à estrutura e suporte oferecidos na cidade. Desde o nascimento das gêmeas, mais de 100 profissionais da rede estadual de saúde têm acompanhado o caso de perto, garantindo todo o cuidado necessário para as meninas. O parto, considerado raro e bem-sucedido, ocorreu sem complicações e as gêmeas, que nasceram com 2,4 quilos, permaneceram sob cuidados médicos até a transferência para Goiânia.

O processo de transferência e a realização da cirurgia de separação em Goiânia contaram com o apoio técnico da SES-AM e foram articulados em conjunto com o Ministério da Saúde e a Central Nacional de Regulação de Alta Complexidade. A mãe das gêmeas expressou sua gratidão pelo acolhimento e cuidado recebido desde que chegou em Manaus, enfatizando a importância da estrutura e equipe médica para o processo de gestação e cuidados pós-nascimento das crianças. Acompanhe a história das gêmeas siamesas em nossa página para mais atualizações sobre o caso.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp