Vale do Paraíba tem chances moderadas de deslizamentos e enchentes nesta sexta-feira (25), diz Cemaden
Risco de deslizamento é maior em Campos do Jordão, segundo o órgão.
O Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu, nesta quinta-feira (24), um alerta de possibilidade moderada de ocorrência de eventos hidrológicos e geológicos no Vale do Paraíba. O alerta é válido para esta sexta-feira (25).
Segundo o órgão, o risco de enchentes é moderado no Vale do Paraíba devido à previsão de chuvas com pancadas fortes. Já para os deslizamentos, o risco também é moderado devido aos “acumulados nos últimos 7 dias e da previsão de chuvas ao longo do dia com pancadas de forte intensidade”.
No alerta de risco moderado de deslizamento de terra, o Cemaden destacou que, na região Sudeste, a principal preocupação é Campos do Jordão, na Serra da Mantiqueira.
Os avisos do Cemaden se dividem em duas categorias: risco hidrológico e risco geológico. Enquanto os hidrológicos englobam eventos como alagamentos urbanos e inundações de pequenos córregos, por exemplo, os geológicos se referem a deslizamentos de terras e quedas de barreiras.
Os alertas para cada risco podem ser de três níveis:
– Moderado: quando não se descarta a possibilidade do fenômeno alertado e, caso ocorra, é previsto um impacto moderado para a população.
– Alto: a probabilidade de ocorrência do desastre é alta, assim como seu potencial impacto. Nesse cenário, recomendam-se ações como verificação das áreas de risco e acionamento dos órgãos locais de apoio.
– Muito alto: existe alta probabilidade de ocorrência do fenômeno, com chances de grande impacto para a população. Há a recomendação para acionamento do sistema de sirenes, possibilidade de desocupação das áreas de risco e deslocamento de equipes para atendimento nas áreas de risco.
Defesa Civil emite alerta de chuva forte na região
VEJA MAIS NOTÍCIAS DO VALE DO PARAÍBA E REGIÃO BRAGANTINA