Neste sábado (15), mais de mil alunos da rede municipal de Goiânia participam da segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), edição 2018. De acordo com a prefeitura de Goiânia, alunos do sexto ao nono ano realizaram a primeira fase da prova em suas escolas, no dia 5 de junho.
O concurso é realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), em parceria com a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). É promovido com recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (Mcti) e do Ministério da Educação (MEC) com o objetivo de estimular o estudo da Matemática.
A proposta é dividida em três níveis de participação: nível 1, alunos do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental; nível 2, alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental; e nível 3, alunos do Ensino Médio. Para 21 de novembro está prevista a divulgação dos premiados.
O aluno do nono ano da Escola Municipal Pedro Gomes de Menezes, na Vila Regina, Jonatan de Lima Santos, 15 anos, já foi premiado três vezes em concursos de matemática. E ele disputa pela terceira vez a prova.
Em 2016, quando cursava o 7°ano, Jonatan ganhou a primeira medalha de bronze na Obmep. No ano passado foi medalha de ouro na Obmep e prata na Olimpíada de Matemática do Estado de Goiás (Omeg). Neste ano, além de participar da Obmep, o aluno ficou em 10º lugar no país na Olimpíada de caráter ibero-americano, disputada por países como Argentina, Espanha, Portugal.
“Meu interesse pela matemática veio no 7° ano, quando disputei a primeira Obmep. Eu não estudei para a prova e mesmo assim consegui o terceiro lugar. Pela minha colocação, tive a oportunidade de participar de abril a outubro do ano passado, do Programa de Iniciação Científica Júnior, realizado na Universidade Federal de Goiás (UFG). O curso me abriu as portas e o interesse pela matemática aumentou. Melhorei o raciocínio até para outras matérias. Neste ano, estou me preparando mais, agora ajudando os colegas da própria escola”, afirma Jonatan.
Preparação para a prova
Além de Jonatan, outros 12 alunos da Escola Municipal Pedro Gomes de Menezes classificados para a segunda fase da Obmep se preparam para a prova. Na própria instituição, os educandos matriculados nas turmas de sexto ao nono ano, têm dedicado uma hora por dia para a matemática.
De acordo com a coordenadora de turno da escola, Luciana Rolim, os alunos trocam conhecimentos em formato de grupo de estudo. “Eles estudam juntos todos os dias e ainda levam atividades para casa, com a orientação do professor de matemática. O nosso aluno Jonatan é um exemplo e auxilia os outros alunos”, ressalta.