A Enel Ceará foi multada em R$ 28,7 milhões pela Agência Reguladora do Estado do
Ceará (Arce). Esta multa aconteceu devido à demora nos atendimentos aos consumidores. A distribuidora atenta as solicitações feitas por consumidores no período entre 2022 e 2023, quando houve um grande volume de pedidos de obras. Sendo assim, a multa se baseia na análise da Arce sobre o atendimento aos pedidos de novas ligações com aumento de carga ou necessidade de obras.
A análise realizada entre os meses de abril e agosto de 2024 indicou que a Enel ultrapassou os prazos estabelecidos por lei para atendimento aos consumidores em mais de 28,7% da amostra analisada. Além disso, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) tratou 12.856 reclamações relacionadas à Enel Ceará de janeiro a dezembro de 2024, totalizando até o dia 24 de abril de 2025, 4.208 reclamações.
O atraso no suprimento de energia pode causar prejuízos residenciais, comerciais e queda na produtividade industrial, destacou Cássio Tersandro, coordenador de energia da Arce. Rafael De Paula, presidente da Agência Cearense, ressaltou que a Arce está vigilante para garantir que os consumidores não sejam prejudicados e que espera que os serviços sejam prestados de acordo com a lei.
A Enel informou que está trabalhando para diminuir o prazo de conclusão das obras em toda a área de concessão. Um plano de investimentos de R$ 7,4 bilhões até 2027 tem como objetivo principal melhorar o atendimento à conexão de novos clientes. A empresa também planeja aumentar o número de equipes de extensão de rede em cerca de 30% até o fim do primeiro semestre deste ano.
A companhia promete ainda ampliar o número de profissionais em campo, contratando 1.340 novos colaboradores nos anos de 2025 e 2026. A Enel Ceará está comprometida com a melhoria contínua do fornecimento de energia e atendimento à nova demanda em todo o estado, visando garantir um serviço adequado e eficiente para todos os consumidores.