Caminhoneiro filmado evitando batida frontal no Paraná diz que agiu por instinto: ‘Pensei mais em livrar todo mundo’
Gilmar Barbosa possui 35 anos de profissão e afirma que nunca se envolveu em acidentes. Vídeo mostra desespero do outro caminhoneiro, que invadiu pista contrária para desviar de veículos parados.
Caminhoneiro filmado evitando acidente conta que agiu por instinto [https://s04.video.glbimg.com/x240/13547291.jpg]
Caminhoneiro filmado evitando acidente conta que agiu por instinto
Gilmar Barbosa, caminhoneiro filmado evitando uma batida frontal com outro caminhão na PR-340 [https://DE.DE.pr/campos-gerais-sul/noticia/2025/04/25/video-caminhoneiro-escapa-por-pouco-batida-frontal-rodovia-parana.ghtml], conta que jogou o veículo contra um barranco, enquanto freava, por instinto.
> “Eu entrei na curva e dei de cara com os caminhões. Pra livrar [do acidente] ou pra ver se não conseguia salvar, eu joguei o caminhão no barranco e o caminhão parou. Graças a Deus não aconteceu nada. […] Eu vi o pessoal, tinha bastante gente na pista. Pensei mais em livrar todo mundo pra não ser um acidente maior “, destaca.
O caso aconteceu na tarde de quinta-feira (24) entre Castro e Tibagi, nos Campos Gerais do Paraná.
O vídeo mostra o caminhão de Gilmar fazendo uma curva e dando de cara com outro caminhão que tentava desviar de veículos parados em um trecho de pista simples e sem acostamento. O motorista conseguiu frear e, em uma manobra, parou o veículo em “L” na pista. O caminhão dele e o que vinha no sentido oposto ficaram separados por centímetros.
> “Foi mais na sorte, mesmo. Deus me ajudou e eu consegui parar o caminhão”, conta Gilmar.
Caminhoneiro filmado evitando batida frontal no PR conta que jogou veículo contra barranco por instinto — Foto: Reprodução
O caminhoneiro conta que possui 35 anos de profissão e afirma que nunca se envolveu em acidentes.
Quando o caso aconteceu, ele estava a caminho de Castro para fazer um carregamento de sementes, que seriam levadas por ele a São Paulo. A viagem teve que ser cancelada e, por uns dias, Gilmar vai ficar longe do volante. Ele afirma que, quando voltar, terá um olhar diferente para a estrada.
“A gente está nessa profissão faz tempo e sabe que isso aí pode acontecer com qualquer um, né?”, ressalta.
Ao DE, a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) explicou que, pelo fato de a via estar interditada pelos veículos parados, o desvio que o caminhão azul fez é permitido e não é considerado ultrapassagem.
Nos casos como esse, é necessário que os motoristas dos veículos parados coloquem sinalização na pista, alerta a corporação.
O vídeo do caso viralizou nas redes sociais e mostra o desespero do motorista de um caminhão azul, que trafegava no sentido contrário ao de Gilmar. Assista acima.
Os caminhoneiros frearam bruscamente. Quando o caso aconteceu, caía uma chuva fraca e o asfalto estava molhado. Ninguém se feriu, por isso, nenhuma autoridade foi acionada. Um guincho particular auxiliou na remoção do caminhão que ficou parado nas duas pistas.