Cardeais brasileiros em Roma para homenagens a Papa Francisco: veja foto com Dom Paulo Cezar Costa e outros líderes religiosos na Arquidiocese de Brasília.

cardeais-brasileiros-em-roma-para-homenagens-a-papa-francisco3A-veja-foto-com-dom-paulo-cezar-costa-e-outros-lideres-religiosos-na-arquidiocese-de-brasilia

Arquidiocese de Brasília posta foto de cardeais que participam do Conclave

Cardeais brasileiros estão em Roma participando das homenagens ao Papa Francisco. Dom João Aviz é único que não aparece no registro.

A Arquidiocese de Brasília publicou, em suas redes sociais, neste sábado (26), uma foto com os cardeais brasileiros que podem participar do Conclave para eleger o sucessor do Papa Francisco (veja imagem acima). A foto foi tirada em Roma, nesta sexta-feira (25).

✅ Clique aqui para seguir o canal do De DF no WhatsApp.

>O arcebispo de Brasília, Cardeal Paulo Cezar Costa, junto com os demais cardeais brasileiros, permanece em Roma para os próximos dias de homenagem ao Papa Francisco. Unidos em oração, também se preparam para o Conclave, confiando na luz e na condução do Espírito Santo”, diz a publicação.

Na foto estão (da esquerda para direita):
– Dom Paulo Cezar Costa, arcebispo de Brasília, de 57 anos;
– Dom Leonardo Ulrich Steiner, arcebispo de Manaus, de 74 anos;
– Dom Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo, de 75 anos;
– Dom Jaime Spengler, presidente da CNBB e arcebispo de Porto Alegre, de 64 anos;
– Dom Sérgio da Rocha, Primaz do Brasil e arcebispo de Salvador, de 65 anos;
– Dom Raymundo Damasceno, arcebispo emérito de Aparecida, tem 88 anos, ou seja, pode ser votado, mas não vota;
– Dom Orani Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro, de 74 anos.

O cardeal Dom João Aviz, de 77 anos, também está em Roma, mas não aparece na foto.

QUANDO COMEÇA O CONCLAVE?

Após o sepultamento do papa Francisco, neste sábado, a Igreja Católica começa um período de luto de nove dias que deve ser respeitado até a eleição que escolhe seu próximo pontífice. A votação é conhecida como Conclave.

Com isso, em teoria, o processo não deve começar antes do dia 5 de maio.

No entanto, em fevereiro de 2013, o papa Bento XVI estabeleceu uma nova regra que permite flexibilidade nesse prazo. Pela norma, o início do Conclave pode ser antecipado se todos os cardeais com direito a voto já estiverem no Vaticano. A eleição também pode ser adiada, em casos excepcionais, por “motivos graves”.

Logo após a morte do papa, o Vaticano convocou todos os cardeais do mundo para compor o chamado Colégio dos Cardeais, atualmente formado por 252 religiosos, incluindo oito brasileiros. Esse grupo ajuda a organizar o Conclave e discute questões inadiáveis da igreja.

No entanto, apenas os cardeais com menos de 80 anos podem participar da eleição. Atualmente, 135 se enquadram nesse critério — entre eles, sete brasileiros. Dois deles, no entanto, anunciaram que não devem comparecer.

A ausência do cardeal espanhol Antonio Cañizares Llovera e do cardeal bósnio Vinko Puljic pode enfraquecer o bloco conservador na votação.

O início do Conclave depende da presença dos cardeais eleitores no Vaticano. A exceção são para os religiosos que estejam impedidos de comparecer por motivos graves, como problemas de saúde.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp