Vídeo chocante: Cavalo amarrado é puxado por carro em movimento em Petrópolis, caso de maus-tratos.

video-chocante3A-cavalo-amarrado-e-puxado-por-carro-em-movimento-em-petropolis2C-caso-de-maus-tratos

Cavalo amarrado em corda é puxado por carro em movimento por mais de 4 kg em Petrópolis. Forma como animal foi conduzido por ruas na área urbana da cidade foi considerada crime de maus-tratos. Cavalo passa por exames para atestar condições de saúde. Responsável foi identificado e autuado.

Vídeo flagra cavalo amarrado em corda sendo puxado por carro em movimento em Petrópolis.

Um vídeo gravado por um motorista mostra um cavalo amarrado em uma corda sendo puxado por um carro em movimento em Petrópolis, na Região Serrana do Rio. A cena, que gerou indignação nas redes sociais, foi registrada na rua Hermogênio Silva, no bairro Retiro, na manhã desta sexta-feira (24).

O registro, com quase um minuto de duração, mostra o animal sendo conduzido pelas ruas em área urbana.

O homem que dirigia o veículo foi identificado pela Polícia Militar, ainda durante a tarde de sexta, e levado para a 105ª Delegacia de Polícia (Retiro). O cavalo foi apreendido pela Coordenadoria de Bem Estar Animal de Petrópolis (Cobea) e está sendo submetido a exames de saúde.

Segundo a investigação da Polícia Civil, o homem relatou que o animal havia fugido do pasto que fica na Comunidade do Alemão, no Retiro, no dia anterior, e teria sido avistado próximo à quadra do Boa Vista, na Estrada da Saudade. Na manhã de sexta (dia seguinte), ele pediu o carro do irmão emprestado para buscar o animal, ainda segundo declarou à polícia. Ele disse que “amarrou uma corda no pescoço do cavalo” e que um amigo “foi segurando o bicho do banco do carona do veículo enquanto dirigia o carro”. Foram mais de quatro quilômetros conduzindo o cavalo nessas condições.

A Cobea caracterizou a ação como crime de maus-tratos contra animais. O homem foi autuado e liberado. “A forma como o animal foi conduzido é perigosa, tanto para o animal quanto para quem circula no trânsito e configura, sim, maus-tratos”, disse ao DE.

Este ano, a Cobea já recebeu 240 denúncias de maus-tratos a animais, sendo 62 envolvendo cavalos. No Brasil, maus-tratos a animais, incluindo cavalos, são crime e estão previstos na Lei nº 9.605/1998. A pena para quem comete este tipo de crime pode variar de detenção de três meses a um ano e multa, além de outras sanções. Crimes com pena mínima de até um ano podem ser respondidos em liberdade.

O programa Linha Verde do Disque-Denúncia RJ recebeu 106 denúncias de maus-tratos contra animais em Petrópolis este ano. Ao longo dos primeiros quatro meses de 2025, as denúncias aumentaram. Em janeiro foram 32, em fevereiro, 16, em março foram 26 e em abril, 32. Segundo os relatos anônimos, cães, gatos e cavalos são os animais mais denunciados como vítimas de maus-tratos. Sobre cavalos, a maior parte das denúncias relata que ficam expostos ao tempo, carregam peso, etc.

Para denunciar crimes ambientais, a população pode ligar 24 horas, sete dias da semana, para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado. Denúncias também podem ser feitas pelo App “Disque Denúncia RJ”. É possível utilizar ainda o site do Disque Denúncia ou ainda a FanPage do Linha Verde no Facebook.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp