Previsão de Primeira Geada no Paraná em 2025: Cidades podem registrar temperaturas abaixo de 5ºC neste início de semana

previsao-de-primeira-geada-no-parana-em-20253A-cidades-podem-registrar-temperaturas-abaixo-de-5oc-neste-inicio-de-semana

O estado do Paraná está se preparando para receber a primeira geada de 2025, de acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). A previsão é de que algumas cidades do estado amanheçam com temperaturas abaixo de 5ºC, umidade baixa e ambiente sem vento, condições que favorecem a formação do fenômeno.

O destaque fica para as cidades do setor Sul do estado, como Palmas, General Carneiro, Clevelândia e União da Vitória, que poderão registrar mínimas em torno de 5ºC e a possibilidade de geada. Tais condições climáticas são resultado da combinação de céu claro, ausência de nuvens, umidade baixa, ambiente sem vento e temperaturas abaixo de 5 °C, conforme aponta o órgão responsável pela previsão.

A mudança no tempo já pode ser observada a partir desta segunda-feira (28), com a queda das temperaturas em todas as regiões do estado, especialmente entre a Região Metropolitana de Curitiba e o litoral, onde se espera cobertura de nuvens, garoa e chuva fraca ao longo do dia. Uma massa de ar frio e seco irá atuar na região Sul durante toda a semana, impedindo a formação de chuvas.

Para os próximos dias, os termômetros devem registrar valores abaixo dos 10ºC nas regiões Sudoeste, Centro-sul, Sudeste, Campos Gerais e Metropolitana de Curitiba. Já na metade norte do Paraná, as mínimas podem variar entre 11ºC e 13ºC. Apesar da previsão de geada, o Simepar destaca que o tempo ficará estável, com amplitude térmica, ou seja, madrugadas frias e tardes mais amenas ou quentes.

Na terça-feira, as máximas na maior parte do estado devem variar entre 20ºC e 23ºC durante a tarde, com a elevação gradual das temperaturas ao longo da semana, podendo atingir até 28ºC em cidades como Paranavaí, Loanda, Foz do Iguaçu, Guaíra e Colorado na sexta-feira. A característica polar do ar predominante nesta época do ano indica que estamos nos aproximando do inverno, conforme explicam os meteorologistas do Simepar. A população paranaense deve ficar atenta às mudanças climáticas e se preparar para os próximos dias.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp