Circula nas redes sociais um vídeo que mostra um comboio de segurança circulando no Rio, enquanto pessoas ao redor dizem que se trata da chegada de Lady Gaga à cidade. No entanto, é importante ressaltar que essa informação é #FAKE.
O vídeo em questão foi publicado no Instagram na última segunda-feira (28). Nele, é possível ouvir pessoas declarando: “Gente, Lady Gaga chegando, pelo amor de Deus. Cadê o carro dela? Olha lá, eles estão dando zigue-zague pra ninguém passar. Deve ser ela mesmo. Meu Deus, no caso ela já foi, então. Não, acho que já passou”.
As cenas mostram um ambiente diurno, e até o início da noite da mesma segunda-feira, não havia sido registrado nenhum registro da chegada de Lady Gaga à cidade. O show da artista no Rio está programado para este sábado (3), e fãs já se concentravam em frente ao hotel em que ela deverá ficar hospedada em Copacabana.
Após ser consultada pelo Fato ou Fake, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) esclareceu que as imagens não têm nenhuma relação com a chegada de Lady Gaga. A escolta mostrada no vídeo corresponde a uma ação de segurança de autoridades envolvidas na reunião preparatória para a cúpula dos chefes de Estado do Brics.
A PRF identificou que os carros mostrados no vídeo estavam trafegando pela Avenida Princesa Isabel, entre Botafogo e a praia de Copacabana. Essas escoltas começaram nesta segunda-feira, quando teve início a reunião preparatória para a cúpula dos chefes de Estado do Brics, que termina na terça-feira (29).
Vale ressaltar que, nesta etapa inicial, o encontro está sendo realizado somente com chanceleres e sherpas, ou seja, diplomatas designados para encaminhar e discutir os temas em pauta. Em julho, presidentes e autoridades dos países-membros e convidados participarão do evento para debater questões como governança global e inclusão.
Portanto, é necessário destacar a importância da verificação de informações antes de compartilhar conteúdos nas redes sociais, a fim de evitar a propagação de notícias falsas, como no caso da suposta chegada de Lady Gaga ao Rio de Janeiro. Não se deixe enganar por vídeos enganosos e sempre busque fontes confiáveis para obter informações precisas.