Operação Narco Vela da PF desarticula tráfico internacional de drogas

operacao-narco-vela-da-pf-desarticula-trafico-internacional-de-drogas

A Polícia Federal realizou uma operação em cinco estados e três países, visando combater o tráfico internacional de drogas através de barcos e veleiros. A ação tem como objetivo cumprir mandados de prisão temporária e de busca e apreensão expedidos pelo Juízo da 5ª Vara Federal de Santos (SP). A operação denominada Narco Vela visa desarticular uma organização criminosa focada no tráfico de drogas para o continente europeu e africano, utilizando equipamentos satelitais e embarcações como barcos e veleiros. Até o momento, 23 pessoas foram presas até as 8h desta terça-feira.

O trabalho policial envolve quatro mandados de prisão preventiva, 31 mandados de prisão temporária e 62 mandados de busca e apreensão, todos expedidos pelo Juízo da 5ª Vara Federal de Santos, alcançando os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Maranhão, Pará e Santa Catarina. Além disso, também estão sendo cumpridos três mandados de prisão preventiva em países estrangeiros, como Estados Unidos, Itália e Paraguai. As equipes policiais estão mobilizadas para a operação, contando com mais de 300 policiais federais e 50 policiais militares de São Paulo atuando.

Durante as diligências, as autoridades realizaram diversas apreensões, incluindo carros de luxo, embarcações e drogas. A Justiça Federal determinou o bloqueio e apreensão de bens no valor de R$ 1,32 bilhão. Os mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos em diversos municípios dos estados envolvidos, com destaque para Santos, São Paulo, Guarujá, Praia Grande, entre outros. As investigações que deram origem à operação tiveram início a partir de uma comunicação da Agência de Repressão às Drogas dos EUA sobre a apreensão de 3 toneladas de cocaína em um veleiro brasileiro no oceano próximo à costa africana.

Os suspeitos envolvidos serão responsabilizados de acordo com suas condutas, respondendo por crimes como tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico e participação em organização criminosa. A operação Narco Vela da Polícia Federal segue em andamento, com o intuito de desmantelar essa estrutura criminosa que atua no tráfico de drogas pelos oceanos, utilizando barcos e veleiros como meio de transporte ilícito. A PF continua investigando outras pessoas e possíveis ramificações do esquema criminoso.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp