O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos anunciou que o Concurso Nacional Unificado (CNU) de 2025 contará com 3.352 vagas em 35 órgãos e institutos federais. Essa segunda edição do CNU, conhecido como o “Enem dos Concursos”, permitirá que os candidatos façam uma única inscrição para concorrer a diversos cargos, ordenando-os por preferência.
Distribuição das vagas
As vagas estão distribuídas em nove blocos temáticos, abrangendo áreas como defesa e segurança pública, além de desenvolvimento socioeconômico. Do total de vagas, 2.180 são para provimento imediato e 1.172 para cadastro de reserva, com expectativa de provimento após a homologação. A maioria das vagas é para nível superior, com 2.844 oportunidades, e 508 para nível médio.
As inscrições estão previstas para julho, com as provas sendo realizadas em duas etapas: a prova objetiva no dia 5 de outubro e a discursiva em 7 de dezembro, em 228 cidades. A banca organizadora deve ser definida até junho. A remuneração inicial pode chegar a R$ 16 mil, dependendo do cargo.
A ministra da Gestão, Esther Dweck, destacou a importância do CNU para a modernização do Estado, permitindo que candidatos atuem em diversas áreas do governo. As convocações dos aprovados estão previstas para 2026.