Deputados do DF discutem compra do Banco Master pelo BRB com presidente do Banco Central: falta transparência no negócio

deputados-do-df-discutem-compra-do-banco-master-pelo-brb-com-presidente-do-banco-central3A-falta-transparencia-no-negocio

Compra do Banco Master pelo BRB: deputados do DF se reúnem com presidente do Banco Central para discutir aquisição

A compra do Banco Master pelo BRB foi anunciada no dia 28 de março, após a aprovação do Conselho do Banco de Brasília. O negócio, que consiste na aquisição de 58% do capital total do Master, precisa ser aprovado pelo Banco Central (BC) e pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Na manhã desta terça-feira (29), deputados distritais e federais do Distrito Federal se reuniram com o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, para discutir a compra do Banco Master pelo Banco de Brasília (BRB). Segundo os parlamentares, o BRB ainda não entregou todos os documentos necessários para o Banco Central, o que está impedindo o avanço da análise sobre a aquisição.

A deputada federal Érika Kokay, e os deputados distritais Chico Vigilante e Gabriel Magno apontam falta de transparência na transação. Eles defendem que o escopo da compra seja esclarecido para que o Banco Central possa avaliar a viabilidade do negócio tanto para o comprador quanto para o vendedor.

Os parlamentares também ressaltam a necessidade de uma análise da aquisição pela Câmara Legislativa do Distrito Federal, apesar de um parecer da procuradoria do BRB indicar que o aval não é obrigatório. Eles destacam que há uma lei orgânica do DF que permite a avaliação do negócio.

O BRB foi criado em dezembro de 1964 com o objetivo de ser um agente financeiro para captar recursos para o desenvolvimento do Distrito Federal. A empresa é uma sociedade de economia mista, de capital aberto, com o Governo do Distrito Federal como acionista majoritário. O BRB atua no Distrito Federal e possui agências em outros estados do país.

Já o Banco Master, fundado em 1974 como corretora de valores e títulos imobiliários, teve sua operação como instituição financeira autorizada em 1990. Após a aquisição do Banco Vipal, o banco foi renomeado para Banco Master em 2021. O presidente do BRB ainda não se pronunciou sobre a transação.

Leia mais sobre a negociação entre o BRB e o Banco Master e acompanhe as atualizações sobre a aquisição nesta reportagem do DE.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp