Piastri supera Verstappen e vence o GP de Miami; Bortoleto abandona por falha no motor

Piastri domina, vence em Miami e dispara na liderança da Fórmula 1 • @F1

Oscar Piastri, da McLaren, brilhou no Grande Prêmio de Miami de Fórmula 1 neste domingo, 4, vencendo de forma dominante e deixando para trás Max Verstappen, que largou na pole, mas não conseguiu sequer terminar no pódio. Lando Norris, também da McLaren, e George Russell, da Mercedes, completaram as três primeiras colocações. Com o resultado, Piastri alcançou 131 pontos e abriu 25 de vantagem na liderança do Mundial de Pilotos.

A corrida foi marcada por disputas intensas e abandonos. Logo na largada, Verstappen manteve a ponta, mas errou no ponto de frenagem e empurrou Norris para fora da pista, fazendo o inglês cair para sexto. Kimi Antonelli aproveitou o incidente e subiu para segundo, mas perdeu a posição na volta 4, quando Piastri iniciou sua escalada rumo à liderança. O australiano passou Antonelli com facilidade e iniciou uma perseguição intensa a Verstappen, com quem protagonizou duelos duros e sem espaço. Na volta 14, Piastri fez uma manobra agressiva, induzindo o holandês ao erro e assumindo a ponta da prova.

Verstappen, por sua vez, ainda tentou resistir à pressão de Norris, que também o ultrapassou após várias disputas acirradas. Sem conseguir reagir, o atual campeão acabou em quarto, atrás também de George Russell, e viu sua hegemonia ameaçada na temporada.

A prova teve diversos incidentes. Jack Doohan abandonou na primeira volta após toque com Liam Lawson, enquanto Gabriel Bortoleto, da Sauber, deixou a corrida na volta 32 por conta de uma falha no motor. O problema causou o acionamento do safety car virtual pela terceira vez na corrida. Outro abandono foi o de Ollie Bearman, da Haas, também com problemas mecânicos.

Na parte final, Norris tentou diminuir a diferença de nove segundos para o líder, mas Piastri manteve o controle e cruzou a linha de chegada em primeiro, conquistando sua quarta vitória no ano — e sexta da carreira. A Ferrari também teve seus dramas: Lewis Hamilton e Carlos Sainz se envolveram em um incidente na última volta, que será investigado pelos comissários.

A Fórmula 1 retorna entre os dias 16 e 18 de maio, com o GP da Emília-Romanha, no circuito de Ímola, o primeiro da temporada europeia de 2025.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp