A capital goiana deu um passo histórico no enfrentamento à crise climática com a criação do Fórum Goianiense de Mudanças Climáticas (Gynclima), oficializado pela Lei nº 11.381, aprovada pela Câmara Municipal de Goiânia e que entrou em vigor no dia 30 de abril, com a publicação no Diário Oficial do Município. A iniciativa, apoiada pela Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), representa mais um marco na agenda ambiental da cidade e visa consolidar políticas públicas para fortalecer a resiliência urbana diante dos desafios ambientais.
O Gynclima tem como objetivo promover cooperação e diálogo permanentes entre governo, academia, setor produtivo e organizações da sociedade civil. O fórum irá formular estratégias para mitigar os impactos das mudanças climáticas e suas consequências socioambientais e econômicas, buscando soluções inovadoras e inclusivas.
A presidente da Amma, Zilma Peixoto, explicou que a Amma e a Prefeitura de Goiânia reconhecem a relevância e a necessidade de priorizar o combate às crises climáticas, com avanços inéditos. Um deles é a criação da Gerência de Combate às Mudanças Climáticas e Fomento à Política de Redução do Carbono na Amma; outro é a criação do Gabinete de Combate às Crises Climáticas, composto por representantes de diferentes pastas da Prefeitura Municipal. “Este fórum será essencial para unirmos forças e construirmos uma cidade mais preparada para os efeitos da crise climática. A Amma segue determinada em liderar ações concretas em defesa do meio ambiente”, afirmou Zilma.
O gerente de Combate às Mudanças Climáticas da Amma, Gabriel Tenaglia, destacou a relevância prática da iniciativa. “Agora temos uma estrutura robusta e permanente para planejar e executar políticas públicas eficazes. Este é um marco histórico para Goiânia e um grande passo no sentido do combate às crises climáticas”, explicou.
A Gerência de Combate às Mudanças Climáticas e Fomento à Política de Redução do Carbono terá papel central nesse processo, por meio de ações e mobilização da sociedade, para garantir que Goiânia se torne uma cidade cada vez mais sustentável e preparada para os desafios do presente e do futuro. “Estamos comprometidos em avançar na implementação de medidas eficazes que façam frente às transformações climáticas. Este fórum é um espaço estratégico para a construção coletiva de políticas resilientes”, concluiu a presidente Zilma.