Fernando Sarney assume a Presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em meio à urgência de realizar novas eleições após o afastamento de Ednaldo Rodrigues. A decisão foi proferida pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) e determinou a imediata destituição de Rodrigues do cargo de Presidente da entidade esportiva. Como Vice-Presidente mais antigo da CBF, Sarney foi incumbido de convocar o pleito eleitoral com celeridade, conforme estabelecido pela decisão judicial.
O novo Presidente da CBF já assinou o termo de posse e garantiu que as eleições para o quadriênio 2025-2029 serão convocadas o mais rápido possível. Todas as informações referentes às datas, procedimentos e demais aspectos do processo eleitoral serão divulgadas brevemente. Medidas administrativas e estatutárias serão adotadas para garantir o cumprimento integral da decisão judicial, mantendo as atividades esportivas e os contratos em vigor.
Ednaldo Rodrigues foi afastado da presidência da CBF pela 19ª Câmara Cível do TJ-RJ, atendendo ao pedido de Fernando Sarney. O desembargador Gabriel De Oliveira Zefiro, presidente da comissão responsável, foi quem determinou o afastamento do ex-Presidente. Sarney foi nomeado interventor e terá a responsabilidade de convocar as eleições de forma ágil, conforme determinado pelo TJ-RJ.
A decisão do desembargador Zefiro foi motivada pela ausência do Coronel Nunes em uma audiência sobre a possível falsificação de assinaturas que teriam legitimado a eleição de Ednaldo Rodrigues em 2023. Por não comparecer à sessão, a legitimidade do processo eleitoral foi questionada, culminando no afastamento de Rodrigues da Presidência da CBF. Sarney assume o comando da entidade em um cenário de transição e urgência para garantir a continuidade das atividades esportivas no país.