Um dia após ser nomeado interventor da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), Fernando Sarney anunciou a convocação de eleição para o cargo de presidente da entidade, marcada para o próximo dia 25 de maio. O pleito irá definir o sucessor de Ednaldo Rodrigues, afastado por decisão do desembargador Gabriel de Oliveira Zéfiro na última quinta-feira.
Além da presidência, a eleição irá escolher os oito novos vice-presidentes da CBF, três membros efetivos e três suplentes para o Conselho Fiscal. O edital com as regras do processo eleitoral será publicado neste sábado, 17, e as chapas terão o prazo entre domingo, 18, e terça-feira, 20, para realizar o registro.
Embora a decisão judicial tenha sido divulgada há menos de 24 horas, os bastidores da CBF já estão movimentados. Na noite da última quinta, 19 federações estaduais divulgaram um manifesto em defesa da “estabilidade, renovação e descentralização do futebol brasileiro”, ressaltando a necessidade de superar o que chamam de “judicialização e instabilidade” que, segundo elas, prejudica a gestão da entidade e o desenvolvimento do futebol no país há mais de uma década. O documento, no entanto, não menciona Ednaldo Rodrigues, indicando a perda de apoio ao dirigente e o descrédito quanto à reversão da decisão no Supremo Tribunal Federal, onde ele entrou com recurso contra a sentença.
Entre essas federações, cresce o apoio à candidatura de Samir Xaud, filho do atual presidente da Federação Roraimense, Zeca Xaud, e já eleito para assumir a entidade a partir de 2027. Contudo, seu nome enfrenta resistência por parte de clubes.
Oito federações não assinaram o manifesto, o que indica que, pelo menos neste momento, não há consenso para uma candidatura única entre as demais. Entre elas está a Federação Paulista, cujo presidente, Reinaldo Carneiro Bastos, também demonstra interesse em disputar a presidência da CBF.
Fernando Sarney, por sua vez, é apontado internamente como possível candidato, embora ainda não tenha declarado interesse oficialmente.
O calendário eleitoral divulgado pelo interventor é o seguinte: publicação do edital e regulamento no dia 17 de maio, prazo para registro das chapas de 18 a 20 de maio e realização da Assembleia Geral Eleitoral em 25 de maio.