São José realizará um mutirão de limpeza como parte de uma ação de combate à dengue neste sábado (17), visando eliminar possíveis criadouros do mosquito transmissor da doença. Das 7h às 12h, os moradores precisarão deixar na frente de suas casas os objetos que possam acumular água parada e servir de local de reprodução para o mosquito.
A prefeitura de São José dos Campos está organizando essa iniciativa, que abrange os bairros das zonas sul e central da cidade. Serão recolhidos itens como latas, potes, pneus, garrafas, lonas, vasos sanitários, baldes, tambores, piscinas desmontáveis e qualquer outro objeto que represente um potencial criadouro para o mosquito.
Materiais como restos de construção, móveis e madeiras não serão recolhidos durante o mutirão. Os moradores devem se responsabilizar por descartar esses itens nos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) disponíveis na cidade. Os caminhões encarregados da coleta passarão por quatro bairros da Zona Sul e sete bairros da região central.
Entre os bairros que serão visitados na região central estão a Vila Adyana, Jardim Apolo I e II, Vila Ema, Vila Higienópolis, Vila Igualdade, Vila Nove de Julho e Vila Paulo Setubal. Já na região sul, os bairros contemplados serão Jardim Anhembi, Residencial San Marino, Jardim América e Jardim Paraíso.
Em caso de identificação de possíveis criadouros do mosquito da dengue, é fundamental comunicar a prefeitura através da Central 156, disponível por telefone, site ou aplicativo. Essa ação de mutirão visa conscientizar a população e combater ativamente a proliferação do mosquito, principal vetor da dengue e de outras doenças transmitidas pela picada do inseto. A participação de todos os moradores é essencial para o sucesso da iniciativa de combate à dengue em São José dos Campos.