Pistola 9mm: A arma mais popular do Brasil superando o revólver 38 e a 380

pistola-9mm3A-a-arma-mais-popular-do-brasil-superando-o-revolver-38-e-a-380

Como a pistola 9mm superou o revólver 38 e a 380 como arma mais popular do Brasil

Até então de uso restrito, o calibre, mais potente e com maior poder de penetração, teve venda flexibilizada entre 2019 e 2022 – tempo suficiente para se tornar o mais comprado legalmente e o mais apreendido “Gerou uma modernização da arma do crime”, diz especialista em segurança.

Antes de uso restrito das Forças Armadas e das polícias federais, a pistola 9mm teve a venda para civis liberada em 2019 e proibida em janeiro de 2023. Esses quatro anos foram suficientes para ela saltar de uma arma rara para a mais popular do Brasil: é a mais comum nas mãos dos cidadãos autorizados a ter armas e a mais apreendida com criminosos.

Segundo dados obtidos com exclusividade pela GloboNews e pelo de, existem hoje 379 mil pistolas 9mm nas mãos de Caçadores, Atiradores e Colecionadores – os CACs, como são conhecidos. As informações são da Polícia Federal (PF) e foram obtidas pelo pesquisador Roberto Uchôa, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).

Além dessas, há outras 264 mil pistolas 9mm com registro ativo com cidadãos que as adquiriram para defesa pessoal, segundo dados também da PF.

No total, são 643 mil pistolas 9mm, que representam 28% de todas as armas legais do país. Os famosos revólveres 38, que somam 272 mil; as 274 mil armas de calibre 22, como entre rifles, carabinas, revólveres e pistolas; e as 492 mil pistolas 380, que entre 2012 e 2019 foi a mais registrada para defesa pessoal. (O Exército não forneceu o detalhamento dos calibres das 244 mil armas adquiridas pelos CACs nesse período).

Para Gustavo Pazzini, CAC e dono de um estande de tiro na Zona Sul de São Paulo, a 9mm era desejo de aficionados por armas.

Roberto Uchôa, especialista em controle de armas e conselheiro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), avalia que a liberação da 9mm fez com que a demanda represada fizesse a procura disparar. “Em pouco tempo, ela se torna a arma mais vendida do Brasil”.

A possibilidade de compra por civis fez com que a 9mm passasse a ser a mais popular no mercado ilegal: em 2018, 11 armas foram apreendidas, roubadas, furtadas ou perdidas pelos donos (contra 1.176 revólveres 38). Já em 2024, foram 1.377 unidades 9mm encontradas com criminosos ou que caíram no mercado ilegal.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp