Tutora denuncia maus-tratos após cachorro fugir para casa de vizinho e ser encontrado ferido em Arujá
Um cachorro chamado Baguera foi encontrado com ferimentos após fugir de casa e ser visto saindo da residência de um vizinho, em Arujá, na última quarta-feira (14). A tutora do animal registrou um boletim de ocorrência por maus-tratos. A tutora relatou à Polícia Civil que percebeu que o vira-lata de 8 anos tinha fugido ao ouvir os gemidos dele. Ela notou as lesões nos testículos do animal e suspeitou que ele tivesse sofrido maus-tratos.
A Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que o animal foi encaminhado para atendimento veterinário, e a mulher apresentou laudo médico e imagens que documentam o ocorrido à polícia. Sueli Portes é presidente do Instituto Arujaense de Defesa e Proteção aos Animais e foi chamada para socorrer o cachorro. Segundo Sueli, tudo começou porque a cadela do vizinho estava no cio e o cão que foi ferido fugiu de casa para encontrá-la. O dono da cadela não teria gostado e agrediu o cachorro.
No dia seguinte, a família do cachorro registrou um boletim na delegacia. A polícia foi até a casa do homem que agrediu, mas ele não foi encontrado. Sueli ressaltou a importância de buscar imagens das câmeras de segurança da rua para comprovar o ocorrido. A protetora afirmou que o cachorro foi levado a um hospital veterinário em São Paulo e recebeu alta no dia seguinte, após ser castrado. O laudo da veterinária apontou que o animal foi machucado a paulada.
O caso foi registrado como meio ambiente – praticar ato de abuso a animais, na delegacia de Arujá, que segue com as investigações. É fundamental denunciar casos de maus-tratos a animais, e existem órgãos específicos para lidar com essa questão. Saiba como denunciar casos de maus-tratos a animais no Alto Tietê e contribua para a proteção dos animais em situações similares. A conscientização e a ação são essenciais para garantir o bem-estar e a segurança dos animais em nossa sociedade.