Sistema de Reconhecimento Facial da Bahia ultrapassa 900 prisões em seis anos, auxiliando na captura de criminosos foragidos

sistema-de-reconhecimento-facial-da-bahia-ultrapassa-900-prisoes-em-seis-anos2C-auxiliando-na-captura-de-criminosos-foragidos

A Bahia alcançou um marco importante neste ano ao ultrapassar a marca de 900 prisões através do reconhecimento facial. Desde sua implementação, o Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública do estado já auxiliou na captura de 3.291 foragidos em um período de seis anos. Apenas neste último sábado (17), foram realizadas seis prisões de indivíduos procurados pela Justiça nas cidades de Salvador, Feira de Santana e Itacaré.

Os foragidos detidos são acusados de crimes graves como homicídio, estupro de vulnerável, porte ilegal de armas de fogo e inadimplência de pensão alimentícia. Após passarem por pontos de monitoramento das câmeras inteligentes da SSP, os alertas foram enviados pelos Centros Integrados de Comunicação (Cicoms) locais para facilitar a localização e captura dos criminosos. As equipes da Polícia Militar também foram fundamentais nas operações de captura.

Desde sua implementação em fevereiro de 2019, o Sistema de Reconhecimento Facial já resultou em 3.291 prisões de indivíduos com mandados de prisão em aberto. Dentre os capturados, estão homicidas, traficantes, assaltantes, estupradores e indivíduos procurados por furtos, entre outros crimes. O uso das câmeras inteligentes tem sido essencial para auxiliar as forças de segurança na captura desses criminosos.

Além das prisões realizadas, o sistema teve destaque ao auxiliar a Polícia Federal na captura de um suspeito procurado desde fevereiro deste ano pela Justiça do Rio Grande do Sul. Com 71 anos de idade, o indivíduo era procurado por estupro de vulnerável. Mesmo tentando evitar os alertas através do uso de um boné cobrindo o rosto, em um momento de desatenção, as equipes conseguiram emitir o alerta que levou à captura do suspeito.

Em meio a casos de grande repercussão, o Sistema de Reconhecimento Facial da Bahia tem se mostrado uma ferramenta eficaz no combate à criminalidade e na captura de foragidos. A tecnologia empregada tem auxiliado as forças de segurança a localizar e deter indivíduos procurados pela Justiça, trazendo mais segurança para a população baiana. O uso da inteligência artificial e das câmeras de monitoramento tem se mostrado valioso na prevenção e combate a crimes em todo o estado.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp