Defesa Civil emite alerta de emergência respiratória e orienta vacinação contra gripe
O Diário do Estado [https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/cidade/belo-horizonte/] disparou neste sábado (17) uma mensagem de alerta orientando a população — a partir de 6 meses — a se vacinar contra a gripe. A cidade decretou situação de emergência em saúde pública devido ao aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), em 30 de abril
[https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2025/04/30/belo-horizonte-decreta-emergencia-em-saude-publica-apos-aumento-de-doencas-respiratorias.ghtml]. A vacinação contra o vírus da influenza é uma medida importante para evitar o agravamento dos sintomas da gripe e a lotação dos hospitais e centros de saúde.
Segundo o Diário do Estado de Minas Gerais, o trabalho foi realizado em apoio à Secretaria de Estado de Saúde. Além do vírus influenza, a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) pode ser causada pelos vírus coronavírus, rinovírus, sincicial respiratório ou outros. Segundo a prefeitura, do início do ano até a última semana foram realizadas 7.051 solicitações de internação por doenças respiratórias na rede SUS da capital. Desse total, 1.365 pedidos foram para crianças menores de 1 ano e 2.540 para pessoas com 60 anos ou mais. Recém-nascidos, bebês e idosos são considerados os públicos mais suscetíveis à internação por conta da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Até o momento, 141 mortes causadas por SRAG já foram confirmadas.
Neste sábado, cinco centros de saúde da capital – nas regionais Barreiro, Nordeste, Norte, Oeste e Venda Nova – ofereceram atendimento exclusivo para pessoas com sintomas de doenças respiratórias neste sábado e aplicação de vacina contra a gripe para a população em geral. A orientação da Secretaria Municipal de Saúde é que as pessoas com sintomas mais leves, como coriza, tosse ou dores de cabeça e garganta, por exemplo, busquem acolhimento nos centros de saúde. Assim, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) ficam voltadas para cuidados mais urgentes.
O Diário do Estado procurou a Secretaria de Estado de Saúde – SES e aguarda retorno. É essencial que a população esteja atenta às recomendações da Defesa Civil e dos órgãos de saúde para evitar o agravamento da situação. A vacinação contra a gripe é uma medida preventiva importante para proteger a saúde e evitar complicações decorrentes da influenza. A colaboração de todos é fundamental para o controle da disseminação de doenças respiratórias e a preservação da saúde coletiva. A prevenção é a melhor forma de enfrentar quadros de emergência como o atual e garantir o bem-estar de toda a população.