INSS: Fraude em benefícios gera mais de 1,6 milhão de pedidos de reembolso

inss3A-fraude-em-beneficios-gera-mais-de-12C6-milhao-de-pedidos-de-reembolso

Fraude no INSS: pedidos de reembolso passam de 1,6 milhão

Dados foram divulgados em balanço do Instituto Nacional do Seguro Social, nesta segunda-feira

Chegou a 1.635.536 o número de pessoas que pediram reembolso por descontos indevidos em benefícios de aposentadoria e pensão no Instituto Nacional do Seguro Social (DE), nesta segunda-feira (19).

Os dados foram divulgados em balanço do INSS sobre pedidos via aplicativo “Meu INSS” e pela “Central de Atendimento 135”, até às 17h desta segunda.

Ao todo, 41 entidades foram alvos de contestação.

O INSS iniciou na última quarta – há seis dias – a abertura dos pedidos de ressarcimento dos valores descontados indevidamente pelas fraudes no INSS.

O serviço de solicitação de reembolso está disponível no aplicativo “Meu INSS” e na “Central de Atendimento 135”.

A partir dos pedidos, o INSS encaminhará a contestação à associação ou sindicato informando que o aposentado ou pensionista não reconhece a cobrança.

A entidade terá até 15 dias úteis para apresentar documentos que comprovem a autorização da cobrança. Caso não consiga, contará com mais 15 dias para realizar a devolução do valor.

A quantia não será depositada diretamente na conta dos aposentados ou pensionistas, como forma de proteger os dados bancários e prevenir novas fraudes, mas, sim, restituído ao INSS, responsável por repassar o montante aos beneficiários.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp