Adolescente brasileiro de 16 anos é reconhecido como um dos 100 prodígios do mundo
Caio Temponi, que vive e estuda em Juiz de Fora, é um dos representantes brasileiros no evento global Child Prodigy Awards, na Inglaterra. Desde os 12 anos, ele é conhecido pelas múltiplas aprovações em vestibulares e concursos militares.
Caio Temponi tem 16 anos é um dos prodígios 2025 da GCP Awards — Foto: Reprodução/Redes Sociais
Aos 16 anos, Caio Temponi, conhecido por suas múltiplas aprovações em vestibulares e concursos militares Brasil afora, garantiu mais um feito: está na lista dos 100 jovens considerados prodígios no mundo no prêmio Global Child Prodigy Awards (GCP Awards). A escolha anual leva em conta crianças e adolescentes de destaque em todo o planeta e suas competências extraordinárias em áreas como música, ciência, esportes, empreendedorismo, artes e inteligência.
Caio, que vive e estuda em Juiz de Fora, foi o escolhido na categoria Inteligência e memória – QI. Ele não escondeu a satisfação em estar na lista do prêmio. “Ser reconhecido entre os maiores talentos do mundo é uma honra que carrego com responsabilidade, gostaria muito de estar lá, representar meu país e mostrar que o Brasil também é terra de talentos excepcionais.”
Além de Caio, quatro brasileiros serão agraciados no GCP Awards. Confira a relação com o nome deles mais abaixo.
Caio começou a demonstrar seu talento intelectual muito cedo, aos 12 anos, quando foi aprovado em primeiro lugar no vestibular da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), um dos concursos mais concorridos do país. No ano seguinte, com 13 anos, foi aprovado em cinco vestibulares, incluindo os cursos de medicina e Direito na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).
Caio Temponi é destaque em várias premiações e aprovações desde os 12 anos — Foto: Reprodução/Redes Sociais
Uma das postagens dele em uma rede social destaca outros feitos já alcançados. Confira alguns: Estudante mais jovem aprovado no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), aos 14 anos; Mais jovem estudante do curso de Direito da Universidade Federal de Juiz de Fora, aos 14 anos; Estudante mais novo a passar em medicina, com 13 anos, aprovado 5 vezes em diferentes faculdades; Estudante mais jovem a passar em universidades públicas no Brasil pelo Enem, com 13 anos; O estudante mais novo a passar na Academia da Força Aérea (AFA), com 13 anos; Mais jovem estudante a passar em 1° lugar geral da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), com 12 anos, acertando todas as 48 questões da prova; O único brasileiro a pular 4 séries escolares e concluir o ensino médio com 14 anos.
Em 2023, quando tinha 15 anos, foi escolhido representante na Sociedade Internacional de Superdotados (IIS). Além dessas conquistas acadêmicas, Caio também atua como pesquisador, mentor de jovens talentos e palestrante, sempre incentivando o protagonismo juvenil e a valorização das altas habilidades.
Os premiados do Global Child Prodigy Awards (GCP Awards) foram convidados para estar em Londres, no dia 26 de junho. A participação de Caio, no entanto, não está confirmada devido à questão financeira.
Os premiados têm suas histórias inspiradoras publicadas no Global Child Prodigy Annual Book, distribuído globalmente. Os outros brasileiros escolhidos são: As irmãs Beatriz Toassa da Silva & Isabella Toassa da Silva – Categoria Education; João Pedro Araújo – Intelligence & Memory – Categoria IQ; Nicole Oliveira de Lima Semião – Categoria Space Science & Astronomy; Pedro Gui Fortes de Carvalho – Categoria Art.