O Governo de São Paulo anunciou nesta segunda-feira, 19, que estudantes e professores da rede estadual de ensino terão auxilio de Inteligência Artificial (IA) para corrigir exercícios de lição de casa. A tecnologia poderá ser utilizada para atividades do TarefaSP, ferramenta da Secretaria de Educação do Estado (Seduc) criada em 2023.
Segundo a Seduc, inicialmente, o projeto piloto no qual a IA será utilizada irá corrigir 5% dos exercícios presentes no TarefaSP, tanto de respostas objetivas quanto dissertativas, destinados a estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental até a 1ª série do Ensino Médio.
Como funcionará?
Na prática, os alunos deverão responder uma questão na ferramenta do TarefaSP e sua resposta será processada pela Inteligência Artificial. A ferramenta, então, era comparar se o que foi escrito pelo aluno está dentro do esperado, tendo como base a resposta elaborada pelo time da Seduc.
Após o processamento, a IA irá mostrar se a resposta está correta, parcialmente correta ou incorreta, entregando uma breve explicação da questão. O aluno terá a oportunidade de avaliar o comentário da IA. Os exercícios, durante a fase piloto, não valerão nota.
A Seduc informou que todos os professor poderão ter acesso aos exercícios e poderão incluir comentários, como já é realizado em questões objetivas. O órgão ainda que, com a utilização do IA, mais exercícios de dissertação devem ser incluídos no programa.