Corinthians revela bastidores da contratação de Memphis Depay em treino aberto

corinthians-revela-bastidores-da-contratacao-de-memphis-depay-em-treino-aberto

Diretor diz que Corinthians achou Memphis em site de dados de jogadores: “Será que vale?”

Tiago Maranhão detalha contexto de quase desespero antes de o clube contatar o empresário do holandês por e-mail: “O cara respondeu: ‘É pra valer?'”

Corinthians faz treino aberto antes de enfrentar o Novorizontino

O jornalista Tiago Maranhão, diretor de comunicação do Corinthians, detalhou em participação em um podcast os bastidores da contratação do holandês Memphis Depay, finalizada em setembro do ano passado.

De acordo com ele, a ideia de buscar o astro europeu no mercado surgiu em um momento de dificuldade do clube. O Corinthians jogou fora contra o Fortaleza, jogou bem, e perdeu no finalzinho. Foi uma fase longa que o Corinthians tomava gol todo jogo. Estavam lá o presidente Augusto Melo, o Vinicius Cascone, que hoje é diretor jurídico, mas na época era secretário-geral, e o Pedro Silveira, até então diretor financeiro. Eles juntos ali tomavam as principais decisões do futebol com o Fabinho Soldado, executivo de futebol. Falaram: “o que a gente faz? O time está tentando, está dando o máximo, mas joga bem e perde. A gente vai cair”.

Um deles disse: “quem que dá para contratar?”. Tem o dinheiro da patrocinadora e vamos buscar um nome fora do comum, não vamos olhar em volta, vamos olhar lá longe. Não vamos pensar em dinheiro, vamos pensar em quem a gente traria se pudesse. Entraram na internet, viram os jogadores livres no mercado, apareceram alguns nomes e o do Memphis – iniciou Maranhão em bate-papo publicado no podcast “Boppismo”.

Naquela época, o Timão flertava com a possibilidade de rebaixamento no Campeonato Brasileiro e, para reverter o cenário, foi atrás de uma solução inusitada. Entraram no Transfermarkt e tinha o e-mail de contato de um empresário. Será que vale? Era madrugada no Brasil, tipo 6h. Esse empresário, nesse dia, estava na Alemanha. Aí mandaram (e-mail) se apresentando e dizendo que gostariam de conversar sobre a contratação do Memphis.

O cara respondeu: “É pra valer?”. Responderam que sim, mandaram uma foto e disseram que estavam disponíveis para falar por FaceTime. O Corinthians tinha uma pressa porque a janela estava ali. Ele foi contratado e eu estava lá – explicou Maranhão, detalhando uma das negociações de maior impacto recente no futebol brasileiro.

Memphis Depay foi anunciado no dia 9 de setembro daquele ano, poucas semanas depois do início da negociação. De lá para cá, o holandês disputou 40 partidas, marcou 13 gols, distribuiu 14 assistências e foi um dos protagonistas do clube na conquista do Campeonato Paulista desta temporada.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp