Ladrões invadem escola municipal em Franca (SP) e pedem sugestões de novos alvos, gerando preocupação na região

ladroes-invadem-escola-municipal-em-franca-sp-e-pedem-sugestoes-de-novos-alvos2C-gerando-preocupacao-na-regiao

Ladrões furtam escola e postam vídeos nas redes sociais pedindo dicas de novos alvos no interior de SP

Criminosos entraram três vezes em menos de uma semana em mesma escola municipal de Franca (SP). Eles levaram alimentos, arrebentaram portas e janelas e quebraram utensílios.

Ladrões invadem creche pelo menos 3 vezes nos últimos dias em Franca

Ladrões furtaram alimentos da merenda de uma escola municipal em Franca (SP) de, gravaram vídeos durante as ações e postaram nas redes sociais pedindo sugestões de novos prédios públicos para invadir.

O grupo agiu pelo menos três vezes em menos de uma semana na unidade, que fica no bairro City Petrópolis, na zona Norte da cidade.

Além dos furtos, os criminosos também arrebentaram portas e janelas, e quebraram utensílios.

Imagens dos vídeos publicados na internet mostram um dos suspeitos andando pelo interior da escola, próximo à cozinha. Assista acima.

Nas três invasões, os ataques seguiram o mesmo padrão: entrada forçada, depredação de utensílios como copos e pratos, e furtos de alimentos usados na merenda das crianças.

Em tom de deboche, o grupo ainda pediu sugestões de outros prédios para invadir.

A escola atende cerca de 500 crianças com idades entre 5 e 13 anos. Embora haja câmeras internas e sistema de alarme, funcionários relatam que o problema está do lado de fora, onde os criminosos se aproveitam da vulnerabilidade.

MORADORES RELATAM MEDO E PEDEM MAIS SEGURANÇA

José da Silva, vigilante e avô de duas alunas da escola, criticou a situação de abandono da segurança no local.

“É uma tristeza, é lamentável. A gente precisa dessa escola. Isso é uma fragilidade.”

Mariana Martins, dona de casa e ex-aluna da unidade, ficou surpresa com os atos recentes.

“É falta de respeito. Não tem tranquilidade de colocar a criança na escola e trabalhar ou ficar em casa.”

Outras escolas também já foram alvo de invasões, como relatou Terezinha Pereira, ajudante geral em outra unidade municipal. Ela confessa que tem medo de trabalhar sob essas condições.

“Ali também já entrou muitas vezes, no Alto Padrão. Agora eu trabalho lá. Lá também já entrou muitas vezes. Quando eu venho de manhã, eu fico com muito medo. Assim, eu entro olhando, com medo mesmo, porque não sabe o que vai acontecer com a gente também né.”

POLÍCIA REFORÇA PATRULHAMENTO

A Guarda Municipal, responsável pela vigilância da unidade, afirmou que a localização da escola, em uma área mais afastada da cidade, facilita a ação dos criminosos. Segundo o inspetor Fernando Fernandes, a unidade é monitorada 24 horas por alarmes e câmeras.

“Não sei dizer o porquê, mas é uma escola que vem monitorada 24 horas em questão de alarmes, têm câmeras. Mas teve acesso a esse vídeo dessas pessoas esse final de semana. Quando a gente ficou sabendo da ação dessas pessoas, a Guarda intensificou o patrulhamento.”

Durante uma das rondas, uma bicicleta foi encontrada abandonada nos fundos da escola.

“A gente conseguiu identificar uma bicicleta que foi abandonada nos fundos da escola. Assim, é importante ajudar, porque é um equipamento para própria população. Procurar ver, se conseguir ver, avisar, tanto pra Guarda Civil ou então pra Polícia Militar, pra gente coibir esse tipo de ação.”

Em nota, a Secretaria Municipal de Educação informou que todas as escolas contam com sistema de alarme e monitoramento, e que não houve nenhuma invasão durante o horário de funcionamento. A pasta também afirmou que não há registros semelhantes em outras unidades da cidade.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp