Filme ‘Virtuosas’, com Bruna Linzmeyer, premiado em Cannes 2025

filme-virtuosas2C-com-bruna-linzmeyer2C-premiado-em-cannes-2025

Filme com Bruna Linzmeyer gravado em Florianópolis é premiado no Festival de Cannes 2025

‘Virtuosas’ venceu o prêmio “Goes to Cannes” no ‘Marché du Film’ (Mercado do Filme). Segundo a diretora, Cíntia Domit Bittar, longa tem terror, humor ácido e absurdo.

O longa “Virtuosas”, filmado em Florianópolis, venceu o prêmio “Goes to Cannes” no “Marché du Film” (Mercado do Filme), que integra a 78ª edição do Festival de Cannes na segunda-feira (17).

A premiação é uma vitrine de filmes em pós-produção com potencial internacional. A previsão é que o longa dirigido pela catarinense Cíntia Domit Bittar chegue às salas no primeiro semestre de 2026, após passar pelos festivais.

O filme foi um dos cinco projetos brasileiros escolhidos por meio do edital da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAv/MinC), com curadoria do Festival do Rio. O Brasil foi escolhido para ser o País de Honra no Festival de Cannes 2025.

Produzido por Ana Paula Mendes, “Virtuosas” acompanha um grupo de mulheres cristãs em um retiro de luxo. O que começa como uma imersão espiritual, no entanto, logo ganha contornos sombrios, quando a lenda de uma bruxa local começa a se manifestar de forma inquietante, expondo tensões ligadas à repressão, ao controle e à fé.

“Virtuosas” é estrelado por Bruna Linzmeyer, Maria Galant e Juliana Lourenção no elenco principal e é produzido pela Novelo Filmes, produtora liderada por mulheres.

Segundo a diretora, “Virtuosas” é um filme de gênero feito por mulheres, com terror, humor ácido e absurdo.

> “Ter sido escolhido mostra que o filme tem um ótimo potencial de conexão com o público e isso é fundamental pra gente. Friso que é minha primeira vez em Cannes, bem como da nossa produtora, a Novelo Filmes”, comenta.

Neste ano, o evento reuniu 25 longas-metragens. O catarinense foi o grande vencedor e levou o prêmio de 10 mil euros.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp