Previsão do tempo para o Grande Recife: saiba até quando vai chover

previsao-do-tempo-para-o-grande-recife3A-saiba-ate-quando-vai-chover

Saiba até quando vai chover: confira previsão do tempo para o Grande Recife

Agência Pernambucana de Águas e Clima aponta que chuvas são causadas por canal de umidade influenciado por frente fria que atinge o Sudeste.

1 de 1 Alagamento na Rua Jean Émile Favre, no bairro do Ipsep, na Zona Sul do Recife — Foto: Reprodução/TV Globo

Alagamento na Rua Jean Émile Favre, no bairro do Ipsep, na Zona Sul do Recife — Foto: Reprodução/TV Globo

Deve seguir até a quinta-feira (22) a tendência de chuvas que, desde a terça-feira (20), atinge cidades do Grande Recife, da Zona da Mata e do Agreste. De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), o temporal só vai dar uma trégua a partir da sexta-feira (23), quando o sol deve aparecer por mais tempo nessas regiões.

De acordo com o meteorologista Roni Guedes, as chuvas são causadas por um canal de umidade influenciado por uma frente fria que atinge a região Sudeste.

“Quando chega aqui, não temos alteração de pressão grande, nem queda de temperatura. Esse canal de umidade, quando chegou, ficou orientado na região de Alagoas. Subiu para a Zona da Mata, depois para o Grande Recife e baixou novamente. Atualmente, estamos com todo o estado nublado”, afirmou.

O meteorologista afirmou, ainda, que a tendência é de que a noite desta quarta-feira tenha chuva com intensidade fraca a moderada, além de chuva localizada na quinta-feira.

“A partir de sexta até domingo, será praticamente sem chuva em todo o litoral, somente, talvez, nas primeiras horas da manhã. Temos um aviso meteorológico válido até hoje, e amanhã devemos voltar ao padrão normal da chuva”, explicou Roni Guedes.

Sobre os próximos meses, o meteorologista afirmou que a previsão é de que a chuva venha em volume normal, ou abaixo da média.

“Em junho e julho, a previsão é de 350 milímetros de chuva, em cada mês. Não deve chover todos os dias nesse período, mas dias com pancadas. Em maio, a previsão era de 300 milímetros, e, na maioria das localidades, o volume já ultrapassou 50% do previsto. Alguns locais já passaram da média, e ainda temos 10 dias no mês”, disse o meteorologista.

CHUVA FORTE

Chuva deixa ruas e avenidas alagadas no Grande Recife

Chuva deixa ruas e avenidas alagadas no Grande Recife

A chuva deixou ruas e avenidas alagadas e provocou a queda de árvores nesta quarta-feira. Para o Grande Recife, Zona da Mata e Agreste, a Apac emitiu alerta indicando “estado de atenção”. Por causa da chuva no Grande Recife, várias prefeituras cancelaram as aulas nas escolas municipais:

Recife (no turno da manhã);
Paulista (apenas pela manhã);
Jaboatão dos Guararapes;
Cabo de Santo Agostinho;
Olinda;
Ipojuca.

As atividades acadêmicas e administrativas presenciais também foram suspensas nas seguintes instituições de ensino superior nesta quarta-feira (21):

Universidade Federal de Pernambuco (UFPE);
Universidade de Pernambuco (UPE);
Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE);
Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), só pela manhã.

O governo de Pernambuco suspendeu as aulas da rede estadual nas escolas do Grande Recife e da Zona da Mata Sul. As aulas nas unidades de ensino no Agreste, na Zona da Mata Norte e no Sertão estão mantidas.

VÍDEOS: MAIS VISTOS DE PERNAMBUCO NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

50 vídeos

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp