Alunos em Ribeirão Preto sem professor de matemática há 2 meses: ‘Abandono’, diz pai

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Alunos estão há 2 meses sem professor de matemática em escola de Ribeirão Preto:
‘Abandono’, diz pai

Estudantes do sexto ao oitavo ano de unidade da rede municipal relatam que
ocupam tempo com atividades aleatórias na sala e no pátio. Famílias temem
prejuízo pedagógico.

Alunos dizem que falta professor de matemática há três meses em escola de
Ribeirão Preto, SP [https://s03.video.glbimg.com/x240/13618222.jpg]

Alunos dizem que falta professor de matemática há três meses em escola de
Ribeirão Preto, SP

Cauã Lima está no oitavo ano do ensino fundamental e, desde março, não sabe o
que é ter um professor de matemática titular em sua sala em Ribeirão Preto (SP)
[https://DE.de/sp/ribeirao-preto-franca/cidade/ribeirao-preto/]. No
horário em que deveria aprender uma das matérias mais importantes do currículo
básico, as aulas são substituídas por atividades de lazer, segundo ele.
> “É um ano fundamental pra matemática, porque a gente vai aprendendo para os
> próximos anos que a gente não está aprendendo agora. Muitos alunos têm muita
> dificuldade, muitos pais não podem ensinar nem pagar um curso para eles
> aprenderem”, lamenta.

O problema é alvo de queixas na Escola Municipal Dom Luis do Amaral Mousinho,
nos Campos Elíseos, onde, segundo de pais e estudantes do sexto ao oitavo ano do
fundamental, nenhum docente foi contratado para substituir a professora de
matemática que saiu de licença-maternidade há mais de dois meses.
“É um completo abandono com a escola e com as crianças aqui do Mousinho. Não só
a sala do meu filho, mas sei que outras salas também, outros anos diferentes
estão sem o professor de matemática”, reclama o assistente administrativo Lucas
Mateus Bianchi Ribeiro, pai de um aluno matriculado na escola.

A Secretaria Municipal de Educação informou que está finalizando a contratação
de um professor de matemática para a escola, mas não explicou o motivo da demora
para isso.

Estudante do oitavo ano de escola municipal de Ribeirão Preto estuda
matemática somente em casa por falta de professor — Foto: Reprodução/EPTV
PROFESSORA ERA DE INGLÊS E PASSOU FILME, DIZ ALUNO

Um dos alunos do oitavo ano, Luís Felipe Ribeiro conta que, em uma das poucas
vezes que a escola tentou compensar a ausência da professora de matemática,
colocou uma professora de inglês no lugar, mas que não lecionou nem uma nem
outra disciplina.
> “Ela só falou que era professora de inglês e ia ficar cuidando de nos ate
> acabar o horário da aula e que era pra ficar todo mundo sentado no lugar
> enquanto ela passava filme. (…) Fez exatamente nada”, reclama.

Em outras vezes, o passatempo era descer para o pátio para jogar pingue-pongue.
“Ou ficamos na sala esperando acabar o horário da aula, recreio, ou pra ir
embora mesmo.”

Escola Municipal Dom Luis do Amaral Mousinho, em Ribeirão Preto (SP). — Foto:
Reprodução/EPTV
PREJUÍZO NO APRENDIZADO

Diante da falta de aulas, alguns pais tentam compensar o tempo perdido ajudando
os filhos a estudar em casa. A dona de casa Luma Francine Rosa diz que tenta
fazer o papel de professor para ajudar a filha, mas que esbarra na falta de
conhecimento.
> “Porque é completamente diferente, eu aprendi de uma forma, minha filha me
> mostra de outra, então o que faço, eu pego livros, eu penso o que será que
> está aprendendo, eu pesquiso no google, no Youtube, porque não é tudo que eu
> lembro e é isso que estou fazendo, eu tiro uma hora, uma hora e meia para
> fazer todos os dias isso, de matemática, fora as tarefas e trabalhos que ela
> têm que fazer”, diz.

Segundo ela, muitas das questões abordadas ela não se lembra e nem sempre o
resultado da abordagem é o esperado. Mesmo com o esforço, ela teme que a filha
tenha uma defasagem no aprendizado da disciplina. “Às vezes eu mais confundo ela
do que explico, mas é onde eu acho a saída.”

O assistente administrativo Lucas Mateus Bianchi Ribeiro acredita que essa falta
de aula deve repercutir negativamente no futuro do filho.
“É uma das disciplinas mais difíceis que a gente tem é a matemática, meu filho
por exemplo está no oitavo. Ano que vem vai pro nono ano. Pré-vestibular pra
buscar vaga em uma escola melhor no ensino médio, que chance que ele tem? Não
tem nenhuma chance.”

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