Visita de indiciado por manipular áudios de Lula a ministro gera incômodo
Um homem que encomendou um áudio falso de Lula para prejudicar a campanha do PT em Sergipe esteve presente no gabinete de Márcio Macêdo, atuando como assessor de comunicação, para acompanhar uma agenda institucional. O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Macêdo, se reuniu na última terça-feira (20) com o ex-superintendente Especial de Comunicação do governo de Sergipe, Givaldo Ricardo de Freitas, indiciado pela Polícia Federal (PF) por ter solicitado um áudio falso do presidente Luiz Inácio Lula Silva (PT) durante as eleições de 2022.
Givaldo agora ocupa a chefia de comunicação do Sebrae Sergipe e acompanhou a agenda institucional da superintendente da entidade, Priscila Felizola, juntamente com Macêdo no gabinete do Palácio do Planalto. A presença do indiciado incomodou os colegas petistas que fazem parte do governo, os quais expressaram sua surpresa em ver um ministro do PT recebendo alguém que agiu contra a campanha eleitoral do partido em seu próprio estado. Márcio Macêdo é natural de Sergipe.
De acordo com o inquérito da PF, a mensagem manipulada simulava críticas de Lula ao senador Rogério Carvalho (PT), que estava concorrendo ao governo do estado na época. Na ocasião, Givaldo trabalhava para o adversário de Carvalho, Fábio Mitidieri (PSD), que saiu vitorioso nas eleições. A PF considerou a divulgação do áudio falso como um ato capaz de influenciar o eleitorado, o que resultou na confissão do ex-assessor sobre a prática de crime eleitoral e no pagamento de uma multa de R$ 9.000.
Macêdo e Carvalho, que foi vítima do áudio manipulado, têm uma relação conturbada e disputam o protagonismo petista em Sergipe. Nos bastidores, comenta-se que, mesmo sem intenção, Márcio Macêdo acabou se expondo em um momento delicado. Há rumores de que Lula esteja considerando substituir o atual ministro pelo deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP).
Em resposta à CNN, o ministro negou qualquer ligação política com Givaldo. Em comunicado, a assessoria de Macêdo afirmou que a reunião foi solicitada pela superintendente do Sebrae-SE, Priscila Felizola, para discutir a parceria no programa Pró-Catador, coordenado pela Secretaria-Geral. O comunicado também esclareceu que Givaldo Ricardo de Freitas participou da reunião na condição de gerente de Comunicação do Sebrae.
A agenda com o ministro Márcio Macêdo foi solicitada pela superintendente do Sebrae-SE, Priscila Felizola, para tratar da parceria no programa Pró-Catador, voltado ao fortalecimento da cadeia produtiva dos catadores e que conta com o apoio do Sebrae em todo o país. Durante a reunião, a superintendente convidou o ministro para o lançamento do programa em Sergipe. Givaldo Ricardo de Freitas estava presente na reunião como gerente de Comunicação do Sebrae-SE, acompanhando a superintendente. É importante ressaltar que não há nenhuma relação política entre o ministro e Givaldo, sendo a agenda totalmente focada em assuntos institucionais e não partidários.