O monegasco Charles Leclerc foi o destaque do segundo treino livre do GP de Mônaco nesta sexta-feira, 23, encerrando o primeiro dia de atividades com a Ferrari novamente na liderança. Correndo em casa, o piloto cravou o tempo de 1m11s355, superando Oscar Piastri, da McLaren, por apenas 0s038. Lewis Hamilton, seu companheiro de equipe, fechou a sessão em terceiro, a 0s105 do líder.
A atividade foi marcada por mais incidentes, com duas interrupções por bandeira vermelha logo nos primeiros 30 minutos. A primeira paralisação ocorreu após Isack Hadjar bater na saída do túnel, danificando o pneu traseiro esquerdo de sua RB. Minutos após a retomada, Oscar Piastri também se envolveu em um acidente ao atingir o muro da curva Saint Devote, pouco depois de registrar a segunda melhor volta do treino.
Gabriel Bortoleto, representando a Sauber, teve desempenho discreto. Iniciou a sessão em 15º, chegou a figurar entre os dez primeiros após a troca de pneus duros por macios, mas finalizou em 14º lugar, 0s879 atrás de Leclerc e à frente de seu companheiro de equipe, Nico Hulkenberg.
Além dos incidentes na pista, o treino também foi marcado por punições. Oliver Bearman, da Haas, perdeu dez posições no grid por ultrapassar Carlos Sainz durante uma das bandeiras vermelhas — uma infração às regras da FIA. Ele também recebeu dois pontos na carteira da superlicença. Já Lance Stroll, da Aston Martin, foi penalizado com a perda de uma posição no grid após colisão com Leclerc no primeiro treino livre.
Leclerc se mostrou forte ao longo de toda a sessão, liderando tanto com pneus duros quanto, com ainda mais destaque, com os compostos macios. Ele retomou a liderança após uma volta rápida na metade final do treino, mesmo com outros pilotos já utilizando os mesmos pneus de faixa vermelha. Hamilton ainda conseguiu chegar ao segundo lugar por breves instantes antes de ser superado por Piastri.
O terceiro e último treino livre será disputado neste sábado, 24, a partir das 6h30 (horário de Brasília), no circuito de rua de Monte Carlo.
Confira os dez primeiros do segundo treino livre:
-
Charles Leclerc (Ferrari) – 1m11s355
-
Oscar Piastri (McLaren) +0s038
-
Lewis Hamilton (Ferrari) +0s105
-
Lando Norris (McLaren) +0s322
-
Liam Lawson (RB) +0s468
-
Isack Hadjar (RB) +0s487
-
Fernando Alonso (Aston Martin) +0s535
-
Alexander Albon (Williams) +0s563
-
Kimi Antonelli (Mercedes) +0s647
-
Max Verstappen (RBR) +0s713