Tiroteio no Morro dos Macacos: Polícia atua contra confronto entre facções criminosas

tiroteio-no-morro-dos-macacos3A-policia-atua-contra-confronto-entre-faccoes-criminosas

A comunidade do Morro dos Macacos, em Vila Isabel, mais uma vez se vê no meio de um intenso tiroteio na noite desta sexta-feira. Desde o ano passado, o local tem sido palco de uma disputa entre traficantes das facções rivais Terceiro Comando Puro (TCP) e Comando Vermelho (CV), que lutam pelo controle do território. A Polícia Militar informou que agentes da UPP Macacos estão atuando de forma emergencial na comunidade para conter o confronto entre os grupos criminosos.

Durante o patrulhamento na região, os policiais foram atacados a tiros, o que levou ao reforço do policiamento no entorno do Morro dos Macacos. Nas redes sociais, moradores compartilham vídeos que mostram o som dos disparos intensos, e há relatos de motoristas parados no trânsito da Rua Torres Homem, próximo ao Túnel Noel Rosa, de onde os tiros pareciam estar vindo.

Os frequentes tiroteios na comunidade já são uma realidade desde o fim do ano passado. Somente no mês de dezembro, foram registrados pelo menos 22 episódios de confronto armado na região, conforme levantamento do Instituto Fogo Cruzado. Ao longo de 2024, estima-se que houve cerca de 80 tiroteios na comunidade do Morro dos Macacos, causando impacto direto na vida dos moradores locais.

A violência nesta região do Rio de Janeiro não é um caso isolado. Recentemente, o ex-presidente da Câmara de Nilópolis foi assassinado a tiros, refletindo a grave situação de segurança que assola diversas partes da cidade e região metropolitana. Além disso, outro caso que chocou a população foi o da mãe de uma jovem morta em uma academia de Copacabana, que se revoltou após a nota do estabelecimento, questionando se houve deboche em relação à tragédia de sua filha.

Diante dessa constante violência e insegurança, é urgente a necessidade de medidas efetivas para garantir a segurança e a tranquilidade dos moradores do Morro dos Macacos e de todas as comunidades afetadas pelo confronto entre facções criminosas. A atuação das forças de segurança pública é fundamental, assim como investimentos em políticas sociais e de prevenção à criminalidade, para que cenários como esse possam ser transformados e a paz possa ser restabelecida nessas comunidades tão impactadas pela violência.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp