Final da Copa da Alemanha: o reencontro improvável entre Arminia Bielefeld e Stuttgart
Em torneio marcado por zebras, times se reencontram cinco anos depois de serem campeão e vice da segunda divisão. De lá para cá, times tiveram destinos opostos
Arminia e Stuttgart se reencontram na final da Copa da Alemanha
[https://s02.video.glbimg.com/x240/13621353.jpg]
Arminia e Stuttgart se reencontram na final da Copa da Alemanha
Arminia Bielefeld e Stuttgart vão se reencontrar na final da Copa da Alemanha com um enredo cheio de reviravoltas cinematográficas. Dois times que há poucos anos foram campeão e vice da segunda divisão, mas seguiram caminhos bem distintos: quem se saiu melhor naquela época viveu dias ruins, enquanto o outro alcançou feitos históricos. A decisão será neste sábado, às 15h (horário de Brasília), no Estádio Olímpico de Berlim.
Valendo uma vaga para a Liga Europa, a Copa da Alemanha 2025 foi marcada pela ascensão das zebras. Os principais clubes alemães caíram logo no início, como o Borussia Dortmund na segunda rodada e o Bayern de Munique nas oitavas de final. O próprio Arminia, que busca o primeiro troféu no torneio, foi uma das grandes surpresas.
+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Futebol Internacional no WhatsApp [https://whatsapp.com/channel/0029VafftWKGk1FyZTqi2e0v]
Na Terceira Divisão alemã (3.Liga), o time eliminou quatro participantes da Bundesliga na Copa e bateu o vice-campeão Bayer Leverkusen, de Xabi Alonso, de virada na semifinal por 2 a 1. Já o tricampeão Stuttgart eliminou o milionário Leipzig, comandado pela RedBull, com um 3 a 1.
+ CEO do Leverkusen reclama de campo não irrigado em eliminação surpreendente: “Não é aceitável” [https://ge.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-alemao/copa-da-alemanha/noticia/2025/04/03/ceo-do-leverkusen-reclama-de-campo-nao-irrigado-em-eliminacao-surpreendente-nao-e-aceitavel.ghtml]
Os fãs do Arminia ainda conquistaram mais motivos para comemorar depois de se classificar para a final. Com uma vitória sobre o Unterhaching, a equipe garantiu o acesso antecipado para a Segunda Divisão, depois de duas temporadas distante.
Jogadores do Arminia celebram acesso à Segunda Divisão da Alemanha — Foto: Thomas F. Starke/Getty Images for DFB
Se tudo der certo para eles, o time terá três novos troféus ao final da semana que vem. Com a taça da 3.Liga em mãos, o Arminia vai em busca do título na Copa da Alemanha no sábado e na Copa Vestfália na quinta-feira, contra o Sportfreunde Lotte. Esse segundo torneio é disputado entre clubes da Vestfália, região histórica da Alemanha.
Não faz muito tempo desde que os dois times subiram ao pódio juntos. Eles disputaram a Segunda Divisão da Alemanha, a 2.Liga, na temporada 19/20 e terminaram como vizinhos no topo da tabela: o Arminia foi campeão, e o Stuttgart ficou em segundo.
Arminia conquista a taça da Segunda Divisão de 2020, com o Stuttgart como vice — Foto: Reprodução / @TheEuroFE
Depois dali, os roteiros deles tiveram trajetórias opostas. O Arminia, que terminou em primeiro, teve dois rebaixamentos consecutivos e viveu crises para tentar não cair ainda mais. Enquanto seu vice não saiu mais da Primeira Divisão e alcançou o maior feito da sua história recente: voltar a Champions League após 15 anos.
Eles tiveram quatro jogos entre si desde então – dois na Bundesliga 20/21 e dois na 21/22 – com três vitórias do Arminia e um empate.
Histórico dos Times
Arminia Stuttgart
19/20 Campeão da Segunda Divisão Vice da Segunda Divisão
20/21 15º da Bundesliga 9º na Bundesliga
21/22 Rebaixado da Bundesliga (17º) 15º da Bundesliga
22/23 Rebaixado da Segunda Divisão (16º) 16ª da Bundesliga
23/24 14º da Terceira Divisão Vice-campeão da Bundesliga
24/25 Campeão da Terceira Divisão 9º da Bundesliga
deslize para ver o conteúdo
O Arminia começou a se recuperar na temporada atual. Depois de um campeonato mediano em 23/24, o time investiu no elenco e trouxe dez reforços. Nenhum nome de peso, mas todos jovens e com baixos valores, alguns até sem custo. O trabalho coletivo consagrou a equipe campeã com a melhor defesa e o segundo melhor ataque da 3.Liga.
No caso do Stuttgart, o sucesso veio da consistência e na aposta nos jovens talentos. Aliás, o principal deles tem apenas 24 anos e está na mira de gigantes. Angelo Stiller é volante, formado na base do Bayern de Munique e chegou ao time em agosto de 2023, por cinco milhões de euros ( R$ 29 milhões na época).
Angelo Stiller fez o primeiro gol do Stuttgart sobre o Leipzig na semifinal da Copa da Alemanha — Foto: Marcel Engelbrecht – firo sportphoto/Getty Images
Stiller se tornou o maestro do meio de campo do Stuttgart e foi um dos grandes nomes da temporada 23/24, em que o time ficou na vice-liderança da Bundesliga e encerrou a seca de participações na Champions. Ele se destaca pela inteligência tática e teve quatro gols e nove assistências em 46 duelos pelo Stuttgart.
O nome dele é monitorado por três grandes clubes: Real Madrid, Liverpool e Bayern de Munique. No caso do time espanhol, segundo a imprensa alemã, Stiller é um pedido de Xabi Alonso, que deve assumir a equipe com a saída de Carlo Ancelotti. Recém-convocado para a seleção alemã, o meia tem contrato com o Stuttgart até junho de 2028.