O Atlético-MG reencontra neste sábado um velho conhecido do clube: o técnico Dorival Júnior. O ex-comandante da seleção brasileira e atual técnico do Corinthians teve uma passagem de altos e baixos pelo Galo entre o fim de 2010 e parte de 2011. Foram 52 jogos no comando do clube mineiro com vitória em clássico em cima do Cruzeiro, dispensas, “Tropa de Elite” e briga contra o Z-4. O ge relembra a passagem do treinador pelo Alvinegro.
Dorival foi anunciado como técnico do Galo em setembro de 2010 dois dias após a demissão de Vanderlei Luxemburgo. Dorival tinha sido demitido do Santos depois de um desentendimento com Neymar. A missão era salvar o Atlético do rebaixamento faltando 14 rodadas, e deu certo. No entanto, o treinador não cumpriu o contrato que iria até o fim de 2011. Na temporada seguinte, a relação entre treinador, clube e jogadores foi de altos e baixos.
O ponto alto do treinador no Galo foi a vitória sobre o Cruzeiro, então líder do Brasileirão, por 4 a 3, em Uberlândia, com três gols de Obina e um de Réver, no fim de 2010. Cuca, atual treinador do Atlético, era o comandante do Cruzeiro naquele jogo. Na ocasião, Dorival Júnior convidou Paulo Storani, um ex-capitão do BOPE, grupo de elite da Polícia Militar, para dar a palestra antes do jogo, o que motivou o elenco. O atacante Obina, autor de três pediu a música “Tropa de Elite” no Fantástico.
Sob o comando de Dorival, o Galo caiu na Copa do Brasil de forma precoce para o Grêmio Prudente, perdeu o Mineiro para o arquirrival Cruzeiro e oscilou no Brasileirão em 2011. Fora de campo, a relação ficou ainda mais conturbada com afastamento de atletas. Após a queda na Copa do Brasil, Dorival fez cobranças públicas ao meia-atacante Daniel Carvalho. O técnico havia perdido Diego Tardelli e Obina, negociados com o futebol chinês e russo, respectivamente.
A passagem de Dorival pelo Galo tem também a estreia de Bernard com a camisa do Galo. Em 2011, contra o Uberaba, na Arena do Jacaré, o técnico Dorival Júnior precisou improvisar o jogador da lateral direita diante da falta de jogadores. Na partida anterior, Patric e Rafael Cruz estavam contundidos. O meia Jackson foi escalado na lateral, mas recebeu vermelho. Bernard só explodiu mesmo com Cuca no fim de 2011 para 2012, mas a estreia foi com Dorival. Após a partida, o treinador elogiou o jogador.
Após a saída do Atlético em agosto de 2011, Dorival falou do sentimento de frustração por não ter concluído o trabalho. Na passagem pela seleção brasileira, Dorival esteve na Arena MRV no ano passado para assistir a um dos clássicos contra o Cruzeiro. Ele ganhou camisa do clube. Assista no GE, na Globo e no SporTV tudo sobre o Atlético. Ouça o podcast GE Atlético. Acompanhe as futuras movimentações do Galo por reforços.